Governo federal identifica municípios com risco de desastre ambiental

Amazonas tem 59 municípios na lista

Levantamento deve subsidiar obras previstas para o Novo PAC

Brasília (ÚNICO) – Cerca de um terço dos municípios brasileiros tem risco de desastre ambiental, aponta um levantamento da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República.

Do Amazonas, 59 dos 62 municípios, incluída a capital, estão na lista. No total, o governo federal mapeou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações.

Recomendações

A nota técnica do estudo faz uma série de recomendações ao Poder Público para minimizar os danos dos desastres futuros, como a ampliação do monitoramento e sistemas de alertas para risco relativos a inundações, a atualização anual desses dados e a divulgação dessas informações para todas as instituições e órgãos que podem lidar com o tema.

“É fundamental promover ações governamentais coordenadas voltadas à gestão de riscos e prevenção de desastres”, diz o estudo, acrescentando que o Novo PAC pode ser uma oportunidade para melhorar a gestão de riscos e desastres no Brasil.

“[A nota técnica deve] subsidiar as listas dos municípios elegíveis para as seleções do Novo PAC em prevenção de risco: contenção de encostas, macrodrenagem, barragens de regularização de vazões e controle de cheias, e intervenções em cursos d’água”.

Confira os municípios do Amazonas que entraram no levantamento do governo federal.

Dados do levantamento mostram municípios sob risco no Amazonas Foto: Reprodução

A nota técnica na íntegra pode ser acessada pelo link: https://educacao.cemaden.gov.br/midiateca/nota-tecnica-no-1-2023-sadj-vi-sam-cc-pr/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *