Governo do Amazonas lança plano para o enfrentamento das doenças da seca

O Plano de Contingência das Ações de Vigilância em Saúde para Estiagem é da FVS

A redução do nível dos rios compromete a qualidade da água consumida pela população

O Governo do Amazonas lançou nesta segunda-feira (25) o Plano de Contingência das Ações de Vigilância em Saúde para Estiagem no Amazonas, para orientar os municípios para enfrentar as situações neste ano.

Momento de alerta

De acordo com a diretora presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, às situações climáticas como períodos de estiagem e seca podem causar problemas de saúde pública à população atingida. “É um momento de alerta e uma das principais preocupações para a vigilância em saúde está na qualidade da água para consumo humano, já que a quantidade diminui e a qualidade fica comprometida, podendo gerar casos de doença diarreica aguda”, exemplificou.

O que diz o Plano

O documento descreve como os agentes municipais da saúde devem agir a partir da identificação de um possível quadro de doença causada pela estiagem. A partir do cenário de risco identificado são implementadas atividades específicas classificadas em quatro níveis de resposta (0, I, II e III), que podem evoluir ou regredir durante o manejo da resposta.

Para cada nível são definidos indicadores, bem como as atividades inerentes às coordenações da FVS, além de ações que devem ser articuladas com a secretaria de atenção à saúde e assim por diante. Confira o documento completo em: https://abre.ai/gPbc.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *