fbpx
WhatsApp Image 2022-12-03 at 10.41.07

Coluna:

Por: Robério Braga

O autor é membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), advogado e ex-secretário de Cultura do Amazonas

Governantes do Amazonas: curiosidades

WhatsApp Image 2023-02-25 at 10.30.43_Easy-Resize.com

Lendo as crônicas de André Jobim ocorreu-me a ideia de registrar algumas curiosidades sobre os governantes do Amazonas as quais, por certo, não são do conhecimento da maioria dos leitores que me conferem a honra de acompanhar esses escritos, alguns deles há mais de cinquenta anos. 

No período republicano, alguns indicadores são de grande instabilidade política, com o poder submetido aos coronéis e chefes de partidos ou proprietários de terras e exportadores, ou a forças partidárias federais. 

Teve governo que se autodefiniu “por aclamação popular” como a junta governativa (1889); por nomeação em períodos constitucionais e de exceção; por eleição direta e indireta; interventores federais; de vices interinos e de sucessores; de presidentes do Poder Legislativo; de presidentes do Tribunal de Justiça por sucessão constitucional.

Houve militares do Exército e da Marinha, médicos, advogados, padres, professores, engenheiros, jornalistas, funcionário público, magistrados, ministro de tribunal superior, comerciante e apenas uma mulher: interinamente, a deputada Elizabeth Azize, como presidente da Assembleia Legislativa no governo Paulo Nery (1982-1983).

Interinidades numerosas, sem tradição na política, curta temporada, influência nacional, designação federal. Há uma renúncia, dita como fraudada: a de Fileto Pires (1898). Há deposições (Thaumaturgo de Azevedo (1892), Rego Monteiro (1924), Dorval Porto (1930) Plínio Coelho (1964); afastamento temporário (Antônio Bittencourt, 1910 e 1912); demissão de Álvaro Maia (1931); cassação de mandato de José Melo (2014).

O mais jovem governador eleito foi Fileto Pires com 30 anos, 3 meses e 7 dias. Houve governo de 22 horas (Hormisdas Albuquerque, 1924) o mesmo que saiu da prisão para o Palácio e deste para o presídio. Um dos governantes assumiu a bordo do vapor “Poconé”: Raimundo Barbosa (1924). O mais longevo foi Álvaro Maia, (1930, 1935- 1945, 1951-1954).

Governaram três vezes: Álvaro Maia, Eduardo Ribeiro e Gilberto Mestrinho. Duas vezes: Plinio Coelho, Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo. Amazonino Mendes foi o único a governar 4 vezes.   

Uma só família teve o privilégio de ter 4 governadores: Silvério Nery, Constantino Nery, Júlio Nery e Paulo Nery.

  Evidentemente que há outras curiosidades a serem contadas pelos pesquisadores mais curiosos, mas estas agora apresentadas servem para divertir os apostadores de botequim e contadores de anedotas políticas que costumam aumentar as estórias e desfazer ou ampliar algumas notícias falsas, inclusive sobre aquele que teria sido o cidadão mais novo a assumir a chefia do Poder Executivo amazonense.

Qual sua Opinião?

Confira Também

Omar Aziz defende mais rigor para casos como o das Lojas Americanas

Para o senador, o rombo de R$ 48 bilhões pode apontar para outros casos semelhantes Empresa que fez a auditoria não compareceu para prestar depoimento Brasília – Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para obter informações sobre a dívida no balanço das Lojas Americanas, o líder da bancada federal do Amazonas no Congresso, Omar Aziz (PSD-AM), defendeu que o Senado precisa ser mais rigoroso para evitar casos semelhantes no futuro. A comissão atualmente apura indícios de fraude em uma auditoria realizada por consultoria independente, que teria ‘maquiado’ um rombo de R$ 48 bilhões nas finanças da rede

Leia Mais

Bolsonaro chega ao Brasil na próxima quinta-feira

PL pede ao Ministério da Justiça reforço no policiamento do aeroporto de Brasília Caravanas bolsonaristas se mobilizam para receber ex-presidente Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – Com a confirmação do retorno de Jair Bolsonaro ao Brasil previsto para a próxima quinta-feira (30), o Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente, solicitou ao governo federal e também do Distrito Federal (GDF) reforço no policiamento na área do aeroporto internacional Juscelino Kubitschek. Bolsonaro desembarca no país vindo dos Estados Unidos por volta das 7h30 da manhã. Mobilização de apoiadores Apoiadores e bolsonaristas estão se mobilizando nas redes sociais para receber o ex-presidente com festa

Leia Mais

Festival Amazonas de Ópera ganha capa de revista nacional de música clássica

A publicação “Concerto” conta a trajetória do festival que já é o maior da América Latina A temporada 2023 terá quatro óperas já confirmadas para o mês de maio A cultura do Amazonas ganhou as páginas do mês de abril da revista “Concerto”, publicação nacional especializada em música clássica. O destaque foi para o 25º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que será realizado do dia 21 de abril a 28 de maio. A matéria ocupa três páginas da publicação e ainda a capa e narra a trajetória do festival que se tornou o maior do gênero da América Latina.A publicação

Leia Mais