Governadores do Sul e Sudeste formalizam consórcio

Eles estão reunidos para definir detalhes do comitê interestadual

Apenas o Rio de Janeiro ainda não aprovou o protocolo

Brasília (ÚNICO) – Um mês depois das declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) de que as regiões Norte e Nordeste são as “vaquinhas que produzem pouco” no país, governadores do Sul e do Sudeste formalizaram a criação do (Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Zema defendeu um suposto “protagonismo político” das regiões Sul e Sudeste sobre o Norte e o Nordeste. Cada Estado integrante do consórcio aprovou em suas Assembleias Legislativas leis que autorizam a criação do Consórcio de Integração das duas regiões.

“O que a gente menos quer do Cosud é que ele seja um consórcio político, no sentido eleitoral. Queremos que seja um consórcio que, na medida em que vai amadurecendo, seja em cima de questões técnicas, de temáticas para ajudar a modernizar a máquina pública”, disse o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), coordenador do grupo.

Reunião geral

Além de Ratinho e Zema, estão reunidos em São Paulo até o próximo domingo (22), os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS); da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL); e de lideranças dos governos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Apenas o Rio de Janeiro ainda não aprovou o protocolo.

Justificativa

Na abertura do evento em São Paulo, no entanto, os governadores negaram que o Cosud tenha como objetivo colocar estados contra estados e que a intenção é estimular a cooperação e melhorar as políticas públicas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *