
Conversas de bastidores em Brasília sinalizam o que o Amazonas deve esperar do novo governo
Político do Acre entra na equipe do Governo Lula
Presidência da Funai nas mãos de deputada indígena
Amazonino passa o Ano Novo no Sírio Libanês
Vacinação dos bebês contra a Covid-19 começa em dois dias
Bento 16 morre aos 95 anos na Itália
Bolsonaro chega à Flórida e fica na casa de lutador brasileiro
Noite de sábado tem Réveillon para todos os gostos
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
A nova Amazônia passa pelo Pará
O Grão Pará foi criado em 1621 e era formado pelos estados do Maranhão, Amazonas, Piauí, Amapá e Roraima, sob a liderança do Pará. A partir de 2023, o Estado do Pará tende a exercer, mais uma vez, a liderança na região. Desta vez, com a inclusão de estados do Acre e Tocantins. Isto, em função das articulações e do desempenho do governador paraense Helder Barbalho.
Projeto Amazônico
Helder se reelegeu fácil nas eleições de 2022 com 70% dos votos no 1º turno, deu a Lula uma vitória com mais de 54% dos votos paraenses e elegeu 9 deputados federais pelo seu partido, o MDB. Em novembro foi ao Encontro Mundial sobre Clima no Egito, onde falou em nome da Amazônia. No mesmo mês foi aclamado presidente do Consórcio Amazônia Legal, que reúne 9 governadores da região. Nesta semana emplacou o irmão, Jader Filho, para o Ministério das Cidades. Helder tem um projeto estratégico para a Amazônia e já começou a executá-lo.
Amazonas na contramão
O senador Omar Aziz (PSD) é uma ponte solitária entre o Amazonas e o Governo Lula. A bancada de oito federais é predominante bolsonarista, o governador Wilson Lima fez campanha para Bolsonaro e Manaus deu uma votação expressiva para Bolsonaro. Nas conversas de bastidores em Brasília, o entendimento é que o governo será republicano com o Amazonas, mas não se deve esperar o que aconteceu nos mandatos anteriores, quando Lula despejou recursos no estado.
Wapixana na Funai
A deputada federal Joênia Wapixana (REDE-RR) foi a escolhida de Lula para comandar a Fundação Nacional do Índio (Funai). Lula confirma assim que um indígena vai comandar o cargo e ainda com a bênção de outras lideranças como o líder caiapó Cacique Raoni, de Mato Grosso, e Beto Marubo, líder indígena do Vale do Javari, no Amazonas.
Amazonino se recupera
O ex-governador Amazonino Mendes vai passar a virada de ano ainda internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está desde quinta-feira tratando de problemas respiratórios. Segundo sua assessoria, ele está bem e deve ter alta no início da próxima semana.
Vacinação dos bebês
A Prefeitura de Manaus começa a vacinação de bebês de 6 meses a 3 anos na próxima segunda-feira (2), contra a Covid-19. Mas não adianta sair procurando em todas as UBS. A lista precisa ser consultada no site da Semsa, porque as doses são muito perecíveis e serão oferecidas em pontos específicos. A vacina está liberada para todas as crianças, independente de comorbidades.
Adeus a Bento 16
O papa emérito Bento 16 morreu neste sábado (31), aos 95 anos. O papa alemão ficou marcado pela decisão surpreendente de renunciar ao papado em 2013.
Férias na Flórida
O ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a Orlando, na Flórida (EUA), na noite de ontem e vai ficar hospedado em uma casa de férias do ex-lutador de MMA José Aldo. Bolsonaro viajou com a esposa, Michelle Bolsonaro, e a filha Laura, de 12 anos..
Reveillon diversificado
Nesta noite de Réveillon Manaus terá festas públicas na Ponta Negra, no Educandos e no Cidade de Deus (Shopping Phelippe Daou). Os shows começam por volta das 18h, com artistas de ritmos variados. No evento gospel de ontem, a organização contabilizou o comparecimento de pelo menos 20 mil pessoas. Para hoje, são esperados pelo menos 100 mil participantes.

FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777