fbpx
WhatsApp Image 2022-12-15 at 09.25.52

Coluna:

Por: Marco Antônio Chico Preto

Marco Antônio Chico Preto é advogado, ex-vereador de Manaus e ex-deputado estadual do Amazonas.

Gol contra os amazonenses

Ilustração

O governo do Amazonas conseguiu aumentar em 12% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que significa que os consumidores terão que suportar o aumento do custo de vida. Esta medida é injusta, além de inconstitucional, pois terá um efeito ruim na economia do estado, especialmente nos bolsos daqueles que são os pobres de nosso povo.

O ICMS é um imposto cobrado sobre a circulação de mercadorias e serviços. Este imposto incide sobre quase todos os bens (comida remédios, materiais de construção, etc…) e serviços (internet e energia elétrica) consumidos pelos cidadãos do estado, o que significa que o aumento desse imposto se traduz em um aumento no custo dos bens e serviços e, consequentemente, um aumento no custo de vida.

Por outro lado, o aumento do ICMS também afeta os produtores e comerciantes locais. O aumento dos preços dos produtos e serviços dificulta a venda dos produtos, pois os clientes procuram produtos mais baratos. Além disso, o aumento do ICMS também leva a uma redução na produção e, consequentemente, ao desemprego.

Portanto, o aumento do ICMS pelo governo do Amazonas pode ter um efeito desastroso na economia do estado. O aumento do custo dos bens e serviços afeta diretamente os consumidores mais pobres, que não têm alternativa a não ser pagar os preços mais altos. Além disso, o aumento do ICMS também afeta os produtores e comerciantes locais, pois a redução da produção e da demanda leva ao desemprego e à redução da renda.

Não acredito que o governo do Amazonas volte atrás na medida do aumento do ICMS. A Assembleia deu o seu aval e assim todos pagarão essa injusta conta. Em plena Copa do Mundo pode-se chamar de “gol contra os amazonenses”. Caberá às entidades de classes (trabalhadores e empregadores) a defesa daquilo que é justo para o nosso povo. A inconstitucionalidade é clara e a injustiça com os que têm menos é amarga e traiçoeira.


É como diz o Hino do Amazonas: “Viver é destino dos fortes“

Qual sua Opinião?

Confira Também

Omar Aziz defende mais rigor para casos como o das Lojas Americanas

Para o senador, o rombo de R$ 48 bilhões pode apontar para outros casos semelhantes Empresa que fez a auditoria não compareceu para prestar depoimento Brasília – Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para obter informações sobre a dívida no balanço das Lojas Americanas, o líder da bancada federal do Amazonas no Congresso, Omar Aziz (PSD-AM), defendeu que o Senado precisa ser mais rigoroso para evitar casos semelhantes no futuro. A comissão atualmente apura indícios de fraude em uma auditoria realizada por consultoria independente, que teria ‘maquiado’ um rombo de R$ 48 bilhões nas finanças da rede

Leia Mais

Bolsonaro chega ao Brasil na próxima quinta-feira

PL pede ao Ministério da Justiça reforço no policiamento do aeroporto de Brasília Caravanas bolsonaristas se mobilizam para receber ex-presidente Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – Com a confirmação do retorno de Jair Bolsonaro ao Brasil previsto para a próxima quinta-feira (30), o Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente, solicitou ao governo federal e também do Distrito Federal (GDF) reforço no policiamento na área do aeroporto internacional Juscelino Kubitschek. Bolsonaro desembarca no país vindo dos Estados Unidos por volta das 7h30 da manhã. Mobilização de apoiadores Apoiadores e bolsonaristas estão se mobilizando nas redes sociais para receber o ex-presidente com festa

Leia Mais

Festival Amazonas de Ópera ganha capa de revista nacional de música clássica

A publicação “Concerto” conta a trajetória do festival que já é o maior da América Latina A temporada 2023 terá quatro óperas já confirmadas para o mês de maio A cultura do Amazonas ganhou as páginas do mês de abril da revista “Concerto”, publicação nacional especializada em música clássica. O destaque foi para o 25º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que será realizado do dia 21 de abril a 28 de maio. A matéria ocupa três páginas da publicação e ainda a capa e narra a trajetória do festival que se tornou o maior do gênero da América Latina.A publicação

Leia Mais