fbpx

Garantido exaltará a identidade, lutas, revoluções e utopias dos povos da Amazônia

A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido vai apresentar o espetáculo “Amazônia do Povo Vermelho” a partir desta sexta-feira (24) no 55° Festival Folclórico de Parintins. A apresentação do Boi Garantido será um manifesto dos povos da floresta em forma de espetáculo .
Defesa

A Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido vai apresentar o espetáculo “Amazônia do Povo Vermelho” a partir desta sexta-feira (24) no 55° Festival Folclórico de Parintins. A apresentação do Boi Garantido será um manifesto dos povos da floresta em forma de espetáculo . As identidades, lutas, revoluções e utopias do povo amazônico serão os elementos primordiais para retratar um personagem que é coletivo, o Povo Vermelho da Amazônia, destaca o texto de apresentação. O Boi da Baixa do São José, que promete surpresas, adiantou o roteiro de apresentação das três noites. “A exaltação e defesa da luta de todos que habitam a Amazônia será a essência da apresentação do Garantido. Tudo com muita emoção”.


Noites


Na primeira noite (24), será desenvolvido o subtema ‘Povo vermelho como Brasa’ abrindo com o ritual indígena “Karô, Karô” apresentando figura típica regional “O Pescador’, celebração folclórica com ‘Amazônia do Povo Vermelho’, e finalizando a apresentação com a lenda amazônica com a performance de ‘Quando Honorato lutou com Caninana’. Essa noite promete exaltar a garra e o empoderamento feminino,por meio de todo elenco cênico, coreográfico e musical .


Na segunda noite, o Garantido apresenta ‘Lutas, Resistência e Revolução’, abordando a representatividade dos povos da Amazônia, como em sua Figura Típica Regional, ‘Cabanos da Amazônia. Na celebração folclórica, traz a ‘Festa do Povo Negro’, seguido da Lenda Amazônica representando ‘Xandoré e Ticê’ e encerrando com ritual indígena ‘O fim do mundo Karajá’.

Para contemplar a terceira e última noite do Festival de Parintins, o boi Garantido abre o espetáculo com o tema ‘Utopia Vermelha’. ‘O viajante dos rios da Amazônia’ será apresentado como Figura Típica Regional, ‘O mamulengo do folclore Parintinense’ como Celebração Folclórica, ‘Teperecique, o Senhor das águas’ como lenda Amazônica e Ritual Indígena com o ‘Ritual Tenharim’.

Anwar Assi, jornalista profissional

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.