Gabinete de transição de Lula encerra os trabalhos

Lula anuncia Aloizio Mercadante como presidente do BNDES

Comissão preparou 23 páginas de “revogaço” de atos do governo Bolsonaro

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e sua equipe participaram nesta terça-feira (13) do evento de encerramento dos trabalhos da transição de governo. Coordenador dos grupos técnicos, Aloizio Mercadante disse que a transição preparou 23 páginas de “revogaço” de atos do governo Jair Bolsonaro.
“Nós estamos passando por uma peneira bem fina para poder avaliar cada medida e suas implicações”, afirmou Mercadante.
O coordenador dos grupos técnicos não detalhou quais normas deverão ser revogadas. Integrantes da transição já disseram, por exemplo, que entre esses atos estarão decretos que facilitam o acesso a armas de fogo.

Balanço da transição

O evento ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o gabinete de transição de governo. Além de Lula e Mercadante, participaram o vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin, a coordenadora de articulação política, Gleisi Hoffmann.
A equipe de transição teve 32 grupos temáticos, que produziram relatórios com diagnósticos da máquina pública e sugestões de medidas a serem adotadas por Lula após a posse.
A maioria dos integrantes da transição trabalharam no projeto de forma voluntária. Por lei, a transição poderia nomear até 50 integrantes remunerados nesse período até a posse.
“Essa foi a transição mais participativa de todos os governos. Na realidade, foram (…) perto de mil colaboradores, participantes. Mas, na realidade, se contar Zoom, participação à distância, técnica, foram mais de cinco mil pessoas no Brasil inteiro que deram sua contribuição voluntária”, afirmou Alckmin.

Presidente do BNDES

Ainda no evento, Lula anunciou que o ex-ministro da Educação e da Casa Civil Aloizio Mercadante será o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato, Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, afirmou Lula.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *