fbpx

FVS divulga primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Amazonas

Sintomas são “compatíveis” com a “monkeypox”

Exames complementares ainda estão sendo feitos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Fundação em Vigilância Sanitária (FVS-RCP) divulgaram neste sábado (2) nota oficial sobre o primeiro caso suspeito da doença “varíola dos macacos” (monkeypox) no Amazonas. O paciente, que teria estado em contato com estrangeiros, é “um jovem, sem comorbidades”.
Veja a nota:
“A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informa que, nesta sexta-feira (1), a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) atendeu um paciente com diagnóstico clínico compatível com a doença Monkeypox. Material biológico do paciente foi coletado para a realização de mais exames, não havendo ainda resultado conclusivo e estando o caso em investigação.
O paciente jovem, sem comorbidades, foi atendido e notificado junto ao sistema de vigilância epidemiológico e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e segue em acompanhamento clínico e de vigilância epidemiológica, em isolamento domiciliar, já com retorno programado para atendimento e novos exames. Pessoas que tiveram contatos com o paciente também estão sendo investigadas”.
A Varíola dos Macacos, ou monkeypox, é uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado. A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
Trabalhadores da saúde, membros da família e outros contactantes são pessoas com maior risco de contaminação, já que a transmissão via gotículas respiratórias, usualmente, requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *