
Marinha monitora nível das águas
Estiagem afeta mais de 80 mil pessoas no Amazonas
Pesquisador diz que garimpo vence confronto com governo
Clima tenso na fronteira entre Acre e Bolívia
Comunidade pede atenção da Amazonas Energia
Garantido vai escolher seu presidente neste domingo; Caprichoso pede segurança
Suspense e terror no Cineteatro Guarany, hoje, com entrada livre
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
A seca assusta empresas
A forte estiagem deste ano no Amazonas surpreende pela fúria anormal do fenômeno El Niño, impactando a atividade econômica. A preocupação é assunto de executivos que atuam no Parque Industrial de Manaus, tendo em vista a elevação dos custos do transporte hidroviário, estimado em de 50%, por conta dos rios secos no período.
Rio Amazonas quase intrafegável
O alarme é do diretor-executivo da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem, Luis Resano, que avalia que a estiagem de 2023 virou um problema mais sério do que se imagina. Há o temor de que, em duas semanas, as embarcações não consigam mais trafegar, por exemplo, em trechos próximos a Itacoatiara. Em vários pontos do rio Madeira a vazão das águas se acelera, dificultando a navegação.
Avaliação da Marinha
Apesar desse cenário, a Marinha tem informado tecnicamente que apesar do rigor da seca, a navegação deverá se manter sem maiores sobressaltos durante esse período, exigindo apenas maior cuidado no deslocamento de embarcações em alguns trechos.
Mais de 80 mil afetados
O boletim da Defesa Civil do Amazonas informou ontem que existem 80.696 pessoas afetadas pela vazante e 13 municípios em situação de emergência. Apenas três municípios estão situação considerada “normal”: Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Apuí; Outros 30 estão em “atenção” e 16 em “alerta”.
Garimpos vencem a disputa
Para o pesquisador Cesar Diniz, coordenador do mapeamento de garimpo e mineração do MapBiomas, o garimpo está vencendo a disputa contra o Poder Público no Brasil. Em 2022, a extração ilegal de ouro avançou 35 mil hectares, sendo que 92% da atividade se concentra na Amazônia.
Nova frente no Amazonas
Segundo Cesar Diniz, uma nova frente garimpeira foi aberta no extremo oeste do Estado do Amazonas, na fronteira com a Colômbia. “Estamos perdendo a corrida contra o garimpo. Eles não apenas se consolidam e aumentam áreas historicamente associadas à atividade, como encontram novas fronteiras de maneira fácil, do ponto de vista de escapar da fiscalização”, diz o pesquisador.
Fronteira tensa
Outro ponto de tensão fronteiriço está acontecendo em Brasileia, no Acre, na fronteira com a Bolívia. Os moradores do município estão pensando em fechar a ponte Ponte Wilson Pinheiro, conhecida como “Ponte da Amizade”, porque estão sofrendo assaltos, arrombamento e roubos, por pessoas que fogem para a Bolívia, onde a polícia brasileira não atua.
SOS Vila do Engenho
Apesar de seus três mil habitantes, a Vila do Engenho, grande produtora de abacaxi, localizada próxima a Vila do Remanso, em Itacoatiara, enfrenta problemas constantes no setor de energia. Moradores escreveram ao ÚNICO fazendo um apelo à Amazonas Energia a fim de que direcione atendimento técnico para a localidade, a fim de que a situação seja resolvida.
Eleição no Garantido
O Boi Garantido vai eleger neste domingo (24) o seu novo presidente. Cinco estão na disputa: Fred Góes, Ronaldo Macedo, Adelson Albuquerque, Flávio Farias e Ida Silva. Suspeitando de possível agitação, o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, pediu reforço da Polícia Militar para as alegorias no galpão, que fica muito próximo do local de votação.
Cineastas amazonenses
A Mostra de Cineastas Amazonenses, apresenta neste sábado (23), no Cineteatro Guarany apresenta, a partir das 18h30, uma programação com produções do cineasta Juan Lopes. A mostra conta com cinco curtas-metragens de suspense e terror. A exibição é aberta ao público, com classificação indicativa para maiores de 12 anos.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777
Nenhum comentário
Em que ano isto aconteceu, no Rio Amazonas na cidade de Presidente Figueiredo, porque estive a 6 dias atrás e o Rio é um verdadeiro Oceano Atlântico … Estamos no fim do Verão no Amazonas e começo do Inverno; 3% da água, soy do Rio Amazonas diariamente, enchia TDS os Rios secos do Nordeste … Aí, pense numa Riqueza …!!