PRIMEIRA MÃO

Fúria do El Niño preocupa executivos do Polo Industrial de Manaus

Moradores do município de Envira carregam mercadorias "na cabeça" por conta da seca dos rios (Foto: Defesa Civil do Amazonas)
Moradores do município de Envira carregam mercadorias "na cabeça" por conta da seca dos rios (Foto: Defesa Civil do Amazonas)

Marinha monitora nível das águas

Estiagem afeta mais de 80 mil pessoas no Amazonas

Pesquisador diz que garimpo vence confronto com governo

Clima tenso na fronteira entre Acre e Bolívia

Comunidade pede atenção da Amazonas Energia

Garantido vai escolher seu presidente neste domingo; Caprichoso pede segurança

Suspense e terror no Cineteatro Guarany, hoje, com entrada livre

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

A seca assusta empresas

A forte estiagem deste ano no Amazonas surpreende pela fúria anormal do fenômeno El Niño, impactando a atividade econômica. A preocupação é assunto de executivos que atuam no Parque Industrial de Manaus, tendo em vista a elevação dos custos do transporte hidroviário, estimado em de 50%, por conta dos rios secos no período.

Rio Amazonas quase intrafegável

O alarme é do diretor-executivo da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem, Luis Resano, que avalia que a estiagem de 2023 virou um problema mais sério do que se imagina. Há o temor de que, em duas semanas, as embarcações não consigam mais trafegar, por exemplo, em trechos próximos a Itacoatiara. Em vários pontos do rio Madeira a vazão das águas se acelera, dificultando a navegação.

Avaliação da Marinha

Apesar desse cenário, a Marinha tem informado tecnicamente que apesar do rigor da seca, a navegação deverá se manter sem maiores sobressaltos durante esse período, exigindo apenas maior cuidado no deslocamento de embarcações em alguns trechos.

Mais de 80 mil afetados

O boletim da Defesa Civil do Amazonas informou ontem que existem 80.696 pessoas afetadas pela vazante e 13 municípios em situação de emergência. Apenas três municípios estão situação considerada “normal”: Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Apuí; Outros 30 estão em “atenção” e 16 em “alerta”.

Garimpos vencem a disputa

Para o pesquisador Cesar Diniz, coordenador do mapeamento de garimpo e mineração do MapBiomas, o garimpo está vencendo a disputa contra o Poder Público no Brasil. Em 2022, a extração ilegal de ouro avançou 35 mil hectares, sendo que 92% da atividade se concentra na Amazônia.

Nova frente no Amazonas

Segundo Cesar Diniz, uma nova frente garimpeira foi aberta no extremo oeste do Estado do Amazonas, na fronteira com a Colômbia. “Estamos perdendo a corrida contra o garimpo. Eles não apenas se consolidam e aumentam áreas historicamente associadas à atividade, como encontram novas fronteiras de maneira fácil, do ponto de vista de escapar da fiscalização”, diz o pesquisador.

Fronteira tensa

Outro ponto de tensão fronteiriço está acontecendo em Brasileia, no Acre, na fronteira com a Bolívia. Os moradores do município estão pensando em fechar a ponte Ponte Wilson Pinheiro, conhecida como “Ponte da Amizade”, porque estão sofrendo assaltos, arrombamento e roubos, por pessoas que fogem para a Bolívia, onde a polícia brasileira não atua.

SOS Vila do Engenho

Apesar de seus três mil habitantes, a Vila do Engenho, grande produtora de abacaxi, localizada próxima a Vila do Remanso, em Itacoatiara, enfrenta problemas constantes no setor de energia. Moradores escreveram ao ÚNICO fazendo um apelo à Amazonas Energia a fim de que direcione atendimento técnico para a localidade, a fim de que a situação seja resolvida.

Eleição no Garantido

O Boi Garantido vai eleger neste domingo (24) o seu novo presidente. Cinco estão na disputa: Fred Góes, Ronaldo Macedo, Adelson Albuquerque, Flávio Farias e Ida Silva. Suspeitando de possível agitação, o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, pediu reforço da Polícia Militar para as alegorias no galpão, que fica muito próximo do local de votação.

Cineastas amazonenses

A Mostra de Cineastas Amazonenses, apresenta neste sábado (23), no Cineteatro Guarany apresenta, a partir das 18h30, uma programação com produções do cineasta Juan Lopes. A mostra conta com cinco curtas-metragens de suspense e terror. A exibição é aberta ao público, com classificação indicativa para maiores de 12 anos.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Nenhum comentário

  1. Em que ano isto aconteceu, no Rio Amazonas na cidade de Presidente Figueiredo, porque estive a 6 dias atrás e o Rio é um verdadeiro Oceano Atlântico … Estamos no fim do Verão no Amazonas e começo do Inverno; 3% da água, soy do Rio Amazonas diariamente, enchia TDS os Rios secos do Nordeste … Aí, pense numa Riqueza …!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *