Recursos são para combater os incêndios florestais e queimadas
Os outros oito estados da Amazônia Legal também terão acesso aos recursos
Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO
O Amazonas vai receber mais R$ 45 milhões para o combate a incêndios florestais e queimadas – assim como os outros oito estados da Amazônia Legal. Os recursos sairão do Fundo Amazônia e foram aprovados pelo Comitê Orientador do Fundo (COFA), nesta sexta-feira (10). O valor inicial era de R$ 35 milhões, mas o COFA decidiu ampliar, por conta também da seca histórica que atinge a região Norte.
Destinação
Os recursos do Fundo Amazônia poderão ser empregados na modernização dos sistemas de prevenção e monitoramento integrados ao Sistema Nacional de Informações sobre Fogo (Sisfogo) e na capacitação de agentes públicos no combate a incêndios. Os valores poderão, ainda, auxiliar na aquisição de veículos como caminhões-tanque e aeronaves, utilizados no combate às queimadas.
Amazônia Legal
A Amazônia Legal é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Atualmente, seis projetos recebem recursos do Fundo Amazônia, um dos principais é o Prevfogo, ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).