PRIMEIRA MÃO

Funcionários da Amazonas Energia são presos ao tentar instalar medidores aéreos (Veja vídeo)

Ministra vem a Manaus resolver sobre a Casa da Mulher

Marcelo Ramos pede tempo para cuidar da família mas diz que o futuro a Deus pertence

Assembleia Legislativa do Amazonas vai controlar presença de deputados em plenário

Justiça suspende mais uma vez a instalação de medidores aéreos

Estudo mostra números reais do feminicídio no Brasil

Moradores de Parintins saqueiam caminhão carregado com laranjas contaminadas

Ministério do Turismo escolhe Novo Airão como “destino turístico inteligente”

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Confusão por causa dos medidores da Amazonas Energia

Dois funcionários da Amazonas Energia, que tentavam instalar medidores aéreos, no conjunto Sangri-lá, no bairro do Parque 10, foram presos, por determinação da A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas. Deputados da comissão estiveram presentes no local. Populares aplaudiram a decisão. Confira vídeo no final da coluna.

Articulação das mulheres

Brasília – Numa articulação em Brasília nesta terça-feira (28), a defensora pública Carol Braz, na companhia da secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, e da professora Cristiane Balieiro (ex-candidata a vice-governadora nas eleições de 2022, pelo PSB), conseguiram fechar uma agenda com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Pauta: a construção da Casa da Mulher Brasileira no Amazonas, cujos recursos estão parados na conta do governo do Estado desde 2020 e corre o risco de serem devolvidos ao governo federal. As três conseguiram o compromisso da ministra de ir ao Amazonas em abril.

Marcelo Ramos pede um tempo na política

O ex-deputado federal Marcelo Ramos usou as redes sociais para dizer que, no momento, a sua única motivação é cuidar da família e aproveitar momentos com os filhos, irmãos e a mãe. Ele observou que nos últimos 20 anos de mandatos públicos teve pouco tempo para isso. “Me desdobrei para cuidar da vida das pessoas mas não tive tempo para a minha família”, alegou.

Sem pretensão política

Marcelo disse que, por enquanto, está fora de qualquer motivação eleitoral, mas não fechou a porta para o futuro, detalhando que não faria previsões de longo prazo. Marcelo, que é advogado, vai atuar profissionalmente em São Paulo.

Painel vai controlar presença de deputados

Por determinação da Mesa Diretora, desde ontem (8) o painel do plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas passou a registrar publicamente as faltas, ainda que justificadas, dos parlamentares ausentes. A medida não foi do agrado de alguns deputados.

Feminicídio aumenta quase 30%

Um estudo realizado pela Fiocruz e universidades federais do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro corrigiu as taxas de feminicídio em todo o Brasil, apontando que os números foram subnotificados durante 40 anos – 1980 a 2019. O aumento foi de 28,62%, passando de 4,58 para 5,89 homicídios a cada 100 mil mulheres. Na Região Norte, por exemplo, esse tipo de ocorrência foi maior 49,88% do que o apontado pelos registros oficiais. Para a Organização Mundial de Saúde, óbitos acima de 3 já caracterizam a região como de extrema violência.

População rouba laranja do caminhão

Cenas gravadas e mostradas nos telejornais locais mostram alguns moradores de Parintins saqueando um caminhão de laranjas apreendidas pela Adaf, por risco de contaminação. “Era muita gente”, disse um funcionário assustado com o roubo à luz do dia, sob câmeras e sem a necessidade de ocultar nada. A laranja pode estar contaminada com uma bactéria que causa diarreia e até desidratação.

Turismo em Novo Airão

O município de Novo Airão foi escolhido pelo Ministério do Turismo (MTur) para integrar a Estratégia Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Traduzindo, a cidade deve receber consultoria para capacitar profissionais e construir um plano para sair do turismo praticamente rural e passar a oferecer visitação de forma sustentável, acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas, criação de aplicativos de suporte aos visitantes, entre outros critérios.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *