
Capital entra em estágio de “Mobilização”
Segundo dia de qualidade do ar “péssima”
Lula autoriza Força Nacional para combater queimadas
Médico orienta a usar máscaras e evitar exercícios ao ar livre
Cientista social alerta para a indústria da seca e a “rapinagem” no Amazonas
Autazes é só fumaça
Deputado Rozenha diz que números da Hapvida não fecham: “tem 416 mil usuários no Amazonas com apenas 200 leitos”
Dan Câmara ouve moradores do interior sobre Segurança Pública
Ministério Público denuncia farra de prefeito e vereadores com dinheiro público
Se a fumaça deixar, hoje tem apresentação de Roraima e Paraná no Festival de Teatro
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Manaus no pico da poluição
Não basta dizer que a maior parte da fumaça que envolve Manaus vem de municípios próximos. É preciso ir além e fazer o que nunca foi feito: criar um plano de urbanização para a capital amazonense, que transforme a capital numa referência positiva em assuntos ambientais e não que seja destaque negativo, como aconteceu ontem (11) quando o ar da cidade ficou entre os piores do planeta.
Estágio de Mobilização
Com os índices de qualidade do ar estourando as escalas de medição, a Prefeitura de Manaus declarou que a capital entrou em “Estágio de Mobilização”, ou seja, saiu da “Normalidade”. O mesmo aconteceu em março passado, mas foi por excesso de chuvas e desbarrancamentos.
Não melhorou nada
Os indicativos do aplicativo Selva, da UEA, apontam nesta quinta-feira (12) uma redução bem pequena nos índices de fumaça, mas nem por isso Manaus saiu da classificação “péssima” e com riscos à saúde.
Universidades precisam falar
Tanto as universidades públicas – UFAM e UEA – como instituições particulares de ensino e institutos de pesquisa, estão na obrigação de abrir a boca. É mais do que hora de expor trabalhos científicos, propostas alternativas a fim de mudar o que se observa atualmente em Manaus, uma cidade engolida pelo concreto, onde o verde fica cada vez mais longe.
Força Nacional vai combater queimadas
O presidente Lula autorizou o envio ao Amazonas de agentes da Força de Segurança Nacional. Vão combater queimadas em municípios ao Sul do Amazonas, onde se localizam Apuí, Humaitá, Borba e Novo Aripuanã.
Médico diz que é bom usar máscaras
O médico e professor da Faculdade de Medicina da UFAM, Edson Andrade, orienta em vídeo o uso de máscaras e o cancelamento de exercícios ao ar livre em função desses períodos de fumaça em Manaus. Veja o vídeo no final da coluna.
Indústria da seca
O professor da UFAM, Ademir Ramos, cientista social e ativista, alerta sobre quem promove política de quanto pior melhor, “para assaltarem orçamento público por meio de compra direta e usarem mídias sociais como salvadores da pátria”, explica. Artigo completo do professor no link https://portalunico.com/industria-da-seca-e-a-rapinagem-no-amazonas/.
Autazes “irrespirável”
Se em Manaus está ruim, imagina em Autazes, um dos focos de origem do fumaceiro que invadiu a capital. As imagens divulgadas em redes sociais mostram uma cidade sufocada, branca, onde não se vê uma quadra adiante.
Denúncia contra Hapvida
O deputado Rozenha cedeu parte do tempo na sessão da assembleia de ontem (11) aos pais da Sara, criança que morreu por falta de atendimento no hospital da HapVida. Rozenha disse que há várias denúncias contra o plano, que tem 416 mil usuários no Amazonas com apenas 200 leitos.
Comissão quer investigar o plano
A HapVida detém o plano da Seduc mas não tem um leito no interior. O plano tem R$ 691.235.627,85 em dívidas com o SUS e mais de 44 mil processos judiciais no Brasil, 868 no Amazonas. A HapVida atende a grande parte das fábricas do Polo Industrial de Manaus.
Dan Câmara no interior
O deputado Comandante Dan (Podemos) encerrou na quarta-feira, (11), a rodada de 15 audiências públicas em diferentes municípios do Médio e Alto Solimões, realizadas com a Comissão de Segurança Pública. O objetivo é traçar um diagnóstico da região mais próxima à tríplice fronteira e mais impactada pelo narcotráfico, na busca de propor soluções e projetos de lei que atendam aos anseios dos cidadãos.
Prefeito e vereadores viajam com dinheiro público
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou mais uma ação contra o prefeito de Urucurituba, José Claudenor de Castro Pontes, o Sabugo e dessa vez levou junto o vice-prefeito, todos os vereadores do município e quatro secretários municipais. Todos foram acusados de fazer turismo em Brasília, com dinheiro pago pela prefeitura, sem nenhuma finalidade útil para a cidade. Foram participar da Marcha dos Municípios. O valor gasto foi de R$ 86,3 mil.
Teatro hoje
Nesta quinta-feira (12) tem apresentação da peça “Mar Acá”, do Grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Roraima, às 10h, no Teatro Amazonas, depois “Violento”, de Preto Amparo, da trupe de Minas Gerais, às 16h, no Teatro da Instalação. Mais tarde, às 18h tem “Sacarose”, de São Paulo, no Buia Teatro; às 20h no Teatro Amazonas será exibida “ITAN e TAL”, do Grupo Baquetá, do Paraná e, no Gebes Medeiros, às 22h, é a vez de “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23, do Amazonas.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777