FPFtech desenvolve aplicativo voltado para manutenção de caixas eletrônicos

Projeto utiliza realidade virtual para treinar profissionais

Aplicativo Vulcan é compatível para Android e iOS

Pesquisadores da Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPFtech), desenvolveram um aplicativo chamado “Vulcan” que utiliza a tecnologia de realidade virtual (VR) com óculos 3D para treinar e capacitar profissionais na manutenção de caixas eletrônicos.


O Vulcan possibilita que técnicos de ATM (Automatic Teller Machine, ou seja, caixas eletrônicos) sejam treinados de forma imersiva, sem a necessidade de estarem fisicamente presentes diante do caixa eletrônico. Isso os capacita a resolver potenciais problemas que possam afetar o funcionamento correto desses dispositivos. Geyder Ribeiro, Product Owner e Engenheiro de Computação envolvido no desenvolvimento do aplicativo, enfatiza que o projeto foi um desafio significativo, devido à complexidade e ao alto nível de detalhamento envolvidos, como modelagem de objetos 3D, trabalho em efeitos sonoros e criação de diversos cenários com posicionamento de câmeras.


O aplicativo foi projetado para smartphones e é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. Ele pode ser integrado com óculos de realidade virtual, proporcionando uma experiência imersiva e segura, na qual os técnicos podem ser treinados nas tarefas de manutenção e reparo de caixas eletrônicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *