
Partido pede respeito a Ministra Marina Silva
Funcionários da Assembleia querem proteção contra Covid
Golpistas oferecem atestado de vacinação pelo Telegram
Deputado Dan Câmara aprova projeto de Alerta Sonoro no Amazonas
Empresas garantem fornecimento regular de gás em Manaus
Um indígena na Academia Brasileira de Letras
Baixo Amazonas pode ganhar uma faculdade de medicina
Teatro Amazonas tem espetáculo infantil gratuito nesta sexta
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Prefeitos abrem os cofres para shows de sertanejos
O Conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas, Mario de Mello, concedeu, o prazo de 48 horas para que o prefeito de Manacapuru, Beto D’ ngelo, explique o contrato de show do cantor “Zé Vaqueiro”, de R$ 490 mil, anunciado para a Feira Agropecuária de Manacapuru, a ser realizada no próximo dia 14. A contratação acontece em meio à situação de emergência em que vive o Amazonas. Há notícias de que o prefeito de Parintins, Bi Garcia, também anunciou para o dia 15 uma apresentação desse mesmo cantor, sendo que ontem ele publicou decreto incluindo o município na lista dos que estão em situação de emergência.
Partido diz que querem crucificar ministra Marina
“A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva é referência mundial e merece respeito”, diz nota oficial da Rede de Sustentabilidade. A Rede diz que “a classe política amazonense, que está no poder há mais de 40 anos, grita, aponta o dedo e engrossa a voz para uma mulher amazônida que defende e reforça a importância do bioma em todos os lugares que ocupa, no Brasil ou em debates internacionais”, explica.
No olho do furacão
Os ataques a Marina, intensificados recentemente, ocorrem em função da posição da ministra que não está convencida da viabilidade do asfaltamento da BR-319 e as suas consequências no desmatamento da região. A estrada é considerada de grande importância para a economia do Amazonas mas ambientalistas resistem a essa ação.
Covid na Assembleia Legislativa
Em mensagens pelo aplicativo Whatsapp, servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas informaram ao ÚNICO que a Covid-19 voltou a incomodar o Poder. “Tem gente trabalhando com Covid, inclusive no Plenário Ruy Araújo, espalhando o vírus para todo mundo”, apontou um servidor, apelando para que a Diretoria de Saúde da Casa agilize medidas de prevenção.
Vacinação pelo Telegram
Um cidadão do Amazonas denunciou à Justiça Federal no Estado o aplicativo Telegram, onde golpistas estão oferecendo atestados de vacinação contra Covid-19 para pessoas que se recusam a se vacinar, mas querem burlar a fiscalização de empregadores, escolas, ligas esportivas, etc. O caso já está na Advocacia Geral da União que vasculha o Telegram atrás dos grupos que oferecem esse serviço que, inclusive, tem invasão do sistema ConecteSUS, para registros de dados falsos.
Alerta Sonoro no Amazonas
Foi aprovado na Assembleia Legislativa, projeto do deputado Comandante Dan (Podemos) que estabelece a instalação de sirenes de alerta sonoro em regiões com risco de alagamento e deslizamento, no âmbito do Estado do Amazonas. Nesses dias recentes, dois deslizamentos de terra aconteceram em municípios.
Fornecimento de gás
Boataria iniciada com áudios do WhatsApp divulgados ontem davam conta que a seca iria causar falta de abastecimento de gás de cozinha em Manaus, mas as empresas que atuam no segmento descartaram o problema. A Refinaria da Amazônia informou ao ÚNICO que, apesar da seca, ainda há transporte normal do gás de Urucu para Manaus por meio de barcaças. E a Fogás disse que “não prevê problemas de abastecimento de gás em Manaus”.
Indígena na Academia de Letras
O escritor e ativista Ailton Krenak é o primeiro indígena a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito para a cadeira 5, vaga desde a morte de José Murilo de Carvalho, em agosto de 2023. Krenak nasceu em 1953, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, território do povo Krenak.
Nova faculdade de Medicina no Amazonas
O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou o Edital de Inscrição para nova Faculdade de Medicina no Amazonas. Há a possibilidade que o curso seja concretizado em algum município do Baixo Amazonas. Parintins manifestou que tem interesse.
Teatro infantil hoje
O Teatro Amazonas vai apresentar nesta sexta-feira (6) – e também no sábado (7) – o musical infantil “Pluft, Plaft, Zuum”, em comemoração ao Dia das Crianças. O espetáculo é gratuito e terá duas sessões: uma às 18h e outra às 20h, nos dois dias. A obra é livremente inspirada na obra de Maria Clara Machado, “Pluft, Plaft, Zuum” e executada pelos alunos e professores do Liceu Cláudio Santoro.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777