Confira as imagens no vídeo abaixo
Tefé e Careiro Castanho decretam situação de emergência
Alessandra Lippo
Da redação do ÚNICO
Focos de incêndio estão acontecendo em vários locais no município de Itacoatiara, conforme pode ser observado no vídeo que leitor do ÚNICO enviou ao portal. Esse é um cenário que vem acontecendo também em Manaus e em outros municípios do interior.
Confira as imagens!
Emergência em dois municípios
Nesta segunda-feira (11), os prefeitos de Tefé e Careiro Castanho publicaram decretos no Diário Oficial dos Municípios, definindo situação de emergência por conta dos incêndios em áreas florestais e do excesso de fumaça que encobre as cidades.
No Careiro Castanho, o prefeito Nathan Macena apontou 407 focos de incêndios florestais, principalmente ao longo da rodovia BR-319, da rodovia AM 254 (Estrada de Autazes) e da AM 354 (Estrada de Manaquiri), além de outros distritos rurais. A emergência foi decretada por 90 dias.
Tefé perde agricultura
Em Tefé foram sete ocorrências de incêndio florestal na estrada da Emade com vários focos nos Kms, 11, 14, 15, 19, 20 e 22. Segundo a prefeitura, além da vegetação local, foi destruída grande parte da agricultura de subsistência e até as casas dos moradores das localidades. O prefeito Nicson Marreira decretou emergência por 180 dias.
Calamidade em Manacapuru
Na semana passada, a Prefeitura de Manacapuru decretou estado de calamidade no município, por conta do fumaceiro que tomou conta da cidade, gerando dezenas de casos de doenças respiratórias entre a população.
Liderança no ranking
O programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que há mais de 20 dias o Amazonas mantém o primeiro lugar no ranking de focos de queimadas na Amazônia Legal. Foram registrados 5.467 focos de calor de 17 de agosto a 5 de setembro, o que corresponde a 35,5% de todos os focos da região.