PRIMEIRA MÃO

Fiocruz alerta sobre nova epidemia a partir da Amazônia

Pesquisador da Fiocruz, Felipe Naveca, publicou estudo sobre o sorotipo 3 da dengue, que ressurgiu no Brasil (Foto: Divulgação)

Toneladas de bisteca compradas não chegaram até hoje ao Vale do Javari

O SOS da estrada Manaus-Itacoatiara começa bem perto de Manaus

Deputado George Lins conhece projetos do Parlamento no Uruguai

Professores se dividem e patinam sobre greve

Rodoviários convocam coletiva para falar sobre paralisação

Motoristas de aplicativos querem cruzar os braços

Verão vai ser de seca e riscos para a Amazônia, diz agência climática

Vacinação contra a Covid-19 terá 75 pontos nesta semana, em Manaus

Semana Nacional dos Museus será aberta hoje, no centro histórico

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

A ameaça de uma nova epidemia

O virologista Felipe Naveca, chefe do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia, apresentou recentemente quatro casos de infecção por um tipo de vírus da dengue que há mais de 15 anos não era registrado no país, o sorotipo 3. Os casos, registrados em Roraima, na Amazônia, e no Paraná, Sul do país, colocaram os especialistas em alerta. Em alguns meses – ou até anos – pode surgir uma nova epidemia de dengue causada pelo sorotipo 3.

Bisteca para o Vale do Javari

O governo Bolsonaro comprou 19 toneladas de bistecas para a cesta básica dos indígenas do Vale do Javari, no Alto rio Solimões, no valor de R$ 13,4 milhões. Mas a carne congelada nunca chegou às comunidades, segundo informaram suas lideranças. Os contratos foram assinados no governo Bolsonaro entre 2020/22 e ainda estão abertos. A matéria foi capa deste domingo (14) no Estadão.

Estrada Manaus-Itacoatiara

Após alguns quilômetros de quem sai de Manaus para o Rio Preto da Eva, começa um pesadelo para qualquer motorista, devido a quantidade de buracos. Para vencer os 58km até Rio Preto é preciso paciência e muito cuidado para evitar acidentes. Veículos de grande porte se somam a centenas de outros num risco cada vez maior.

Deputado Dr. George Lins no Parlasul

Em Montevideo, o deputado Dr. George Lins (União Brasil) e vários outros parlamentares amazonenses visitaram durante a semana, a sede do Parlamento do Mercosul (Parlasul). “Lá, nós debatemos ideias e propostas para o enfrentamento dos sérios problemas envolvendo recursos hídricos, mudanças climáticas, mudança estrutural nos padrões de consumo e produção no continente, com foco na sustentabilidade”, disse Lins sobre o evento internacional promovido pelo Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM).

Greve dos professores

Professores estaduais aprovaram a paralisação das atividades a partir de quarta-feira (17). Acontece que a categoria está dividida: os filiados ao Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores de Ensino do Amazonas) são favoráveis à greve, mas quem é associado ao Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus é contra. Os professores querem 25% de reajuste salarial.

Greve dos rodoviários

Com greve marcada também para a quarta-feira (17), os rodoviários de Manaus – trabalhadores do sistema de transporte coletivo – concedem nesta segunda (15) entrevista coletiva para explicar seus objetivos.

Motoristas de aplicativos parados

Setenta por cento dos mais de 2 milhões de motoristas de aplicativos existentes no Brasil estão em estado de greve para esta segunda-feira (15), inclusive em Manaus, de acordo com a Federação dos Motoristas de Aplicativos do Brasil (Fembrapp). A paralisação será por 24 horas, atendendo a um movimento nacional de protesto contra a defasagem dos repasses do valor da corrida pelas empresas que congelaram o valor desde 2015.

Secura no verão

Em boletim atualizado neste final de semana, a Agência climática dos Estados Unidos (NOAA) informou que o fenômeno El Niño vai ser sentido de forma intensa na Amazônia neste segundo semestre, na forma de seca prolongada. Os pesquisadores alertam para o alto risco de queimadas e desmatamento, nesse cenário.

Vacinação hoje

A Prefeitura de Manaus oferece 75 pontos de vacinação contra a Covid-19 no período de segunda (15) a sexta-feira (19), que estarão disponíveis em todas as zonas geográficas da capital. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza unidades de saúde que funcionam no horário regular, das 8h às 17h, e nove estabelecimentos que ofertam o serviço no horário ampliado, das 8h às 20h, medida que tem o objetivo de ampliar o acesso à vacina para as pessoas que não dispõem de tempo no horário comercial.

Semana do Museu

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) abre nesta segunda-feira (15) a 21ª edição da “Semana Nacional de Museus”, no Museu da Cidade (Muma), no centro histórico de Manaus, a partir das 15h30. Ao longo da semana, a população poderá participar gratuitamente de atividades, como: rodas de conversas, palestras, oficinas e visita mediada.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *