Fim de semana de festa no Quilombo de São Benedito

Sábado e domingo haverá eventos de samba e fé

Atrações culturais reforçam a tradição das religiões afro

O Comitê de Cultura do Amazonas( CECAM) em parceria com o quilombo de São Benedito está programando um fim de semana de festividades culturais para dar início às comemorações das festas juninas de 2024. O “Quilombo na Roça” será realizado em parceria com as Crioulas do Quilombo São Benedito e o grupo Samba de Nós.

Programação de sábado

As festividades começam neste sábado (15), a partir das 19h, com a 5ª edição do Samba de Nós na Roça, realizado na Rua Emílio Moreira, no bairro Praça 14.

“O Quilombo na Roça é um evento tradicional da comunidade em homenagem ao São Benedito e à cultura dos povos de terreiro. É uma tradição centenária mantida no segundo território quilombola urbano reconhecido no Brasil”, lembrou o coordenador do CECAM, Marcos Rodrigues.

Programação de domingo

No domingo, a partir das 15h, a tradição do culto afro dentro do Estado do Amazonas ganha espaço no evento “Matriarcado e a luta da resistência feminina”.

“O matriarcado é tema do circuito aprovado na Lei Paulo Gustavo, Barranco Lugar de Pertencimento, Vivências e Construção da Identidade Quilombola”, explica Keila Fonseca, coordenadora da comunidade.

Samba e fé

O Samba de Nós é um projeto dos Ogãs de Manaus. “Entre tantos outros objetivos, tentamos reunir o povo de axé para uma roda de samba animada entre pessoas amigas e da irmandade religiosa. Ele visa valorizar uma boa roda de samba, regada a muita alegria. De forma saudável, agrega toda forma de expressão da cultura afro em um ambiente onde todos podem se divertir sem medo do preconceito e ódio religioso”, garantiu Marcos Rodrigues.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *