PRIMEIRA MÃO

Filiação do vice-governador ao PSDB agita a política amazonense

Arthur Neto
A filiação do vice-governador Carlos Almeida ao PSDB, do ex-prefeito Arthur Neto, agitou o mundo político amazonense

Vídeo mostra ataques entre Arthur e Carlos Almeida

Descontente, Plínio Valério já busca um partido pra chamar de seu

Marcelo Ramos lança sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto

Governador Wilson Lima define atenção máxima para o interior

O álcool para higienização de clientes sumiu dos estabelecimentos comerciais em Manaus

Fórum abre inscrições para interessados em investir em Bioeconomia Amazônica

Capitã Cloroquina vai ser ouvida hoje na CPI da Pandemia

Aquecimento para 2022

A filiação do vice-governador Carlos Almeida ao PSDB, do ex-prefeito Arthur Neto, agitou o mundo político amazonense e os adversários de ambos correram para lembrar que há pouco tempo os dois se engalfinhavam e eram inimigos políticos.
Outra reação partiu do senador Plínio Valério que abdicou do cargo na executiva estadual do PSDB e já procura outro partido para se filiar. Plínio tem Convite do PSD, de Omar Aziz, mas deve escolher um Partido em que possa ser “dono” no Amazonas, que tenha orientação de direita e que apoie a reeleição de Jair Bolsonaro. Plínio tem feito um mandato pífio.

Marcelo Ramos mira o Planalto

O deputado federal Marcelo Ramos, atual vice-presidente da Câmara dos Deputados, admite lançar seu nome para disputar a eleição para presidente da República pelo PL. O parlamentar amazonense argumenta que o partido terá dificuldades de eleger um grande número de deputados federais se não tiver candidato a presidente e colocou o seu nome à disposição do partido. É sério!

Wilson Lima de olho no interior

O governador Wilson Lima tem mantido viagens regulares ao interior do estado – na segunda 24 esteve no Careiro Castanho – e diante do quadro da enchente desse ano, definiu que as secretarias estaduais passem a ter ações emergenciais para atender as necessidades urgentes dos municípios. “É uma situação atípica, emergencial e que precisa responder a altura”, disse.

Mayra na CPI

Nesta terça-feira (25) chegou a vez da médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, ser questionada pelos senadores da CPI da Pandemia. Mayra é defensora ferrenha do kit-covid e tratamento precoce com hidroxicloroquina e ivermectina, o que lhe valeu o apelido de “Capitã Cloroquina”. Os senadores querem saber porque ela recomendava medicamentos sem eficácia comprovada e detalhes sobre o aplicativo TratCov, que segundo o ex-ministro Eduardo Pazuello, foi ideia dela.

Pazuello novamente

Enquanto aguarda a punição do alto comando do Exército por ter participado de ato político com o presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Pazuello vai ser novamente convocado pela CPI da Pandemia. O requerimento de reconvocação vai ser votado amanhã (26), após o depoimento de Mayra Pinheiro.

Yanomamis rejeitam Jair

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) definiu que na próxima quinta-feira (27) vai visitar a comunidade indígena de Maturacá, em São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro, onde se localiza o território indígena dos Yanomami. As lideranças indígenas estão alvoroçadas e já protestando contra a presença do presidente na região.

Manaus de técnico novo

O Manaus Futebol Clube está de técnico novo. O clube anunciou na noite desta segunda-feira (24) a contratação do treinador Marcelo Martelotte para disputar a Série C no lugar de Luizinho Lopes, que surpreendentemente pediu demissão. Além de Marcelo, o Manaus confirmou também a chegada do auxiliar Antônio Ribeiro Júnior e do preparador físico Murilo Vasconcelos, que esteve na primeira campanha do clube na no Brasileirão Série C em 2020. Martelotte acumula passagens por clubes como o Ituano (SP), o Santa Cruz (PE), Sport (PE), Atlético Goianiense (GO), Paraná (PR). Seu último trabalho foi diante do Taubaté (SP), onde disputou onze jogos.

O álcool sumiu

A oferta de álcool em estabelecimentos comerciais para higienização, que vinha sendo disponibilizado com regularidade pelas empresas, sumiu das drogarias e supermercados em Manaus. Em grandes redes, como a Santo Remédio, o álcool não tem sido visto nem nos caixas. Na rede de supermercados DB a oferta tem sido irregular. A exceção fica por conta do Carrefour que tem mantido a oferta de álcool no acesso ao local. E isto num momento onde especialistas alertam para o aumento no número de casos da covid.

Fórum de inovação em Bioeconomia Amazônica

Estão abertas as inscrições para o Fórum de Inovação em Investimento em Bioeconomia Amazonica , no https://www.bioeconomiaamazonica.com.br/, a ser realizado a partir do dia 14 de junho, com o desenvolvimento de 16 painéis e que terá na sua conclusão, o lançamento do Plano de Recuperação Verde.

Rio Negro sobe mais 2cm

O rio Negro subiu mais dois centímetros e alcançou na manhã desta terça-feira 29m91cm. Faltam apenas seis centímetros para igualar a cheia recorde registrada em 2012 (29m97cm). A alagação das ruas do centro tem atraído muitas pessoas para tirar selfies e alguns estão aproveitando para mergulhar correndo o risco de contrair leptospirose, doença bacteriana transmitida pela urina de animais infectados, principalmente de ratos. Incomodada com a situação, a juíza federal Jaiza Fraxe usou seu Twitter para alertar a população para que não mergulhe nas águas. “Mais doenças e litígios nós não aguentamos”, apelou.

Campanha de solidariedade

O Fundo Manaus Solidária (FMS), da Prefeitura de Manaus, está arrecadando doações de roupas, calçados, lençóis, toalhas, redes, eletrodomésticos, móveis e brinquedos para serem distribuídos às famílias atingidas pela cheia do rio Negro. Estão sendo distribuídas caixas coletoras em condomínios, empresas, espaços públicos, shoppings, bazares, secretarias municipais, etc.
O FMS também pode ir buscar itens mais pesados como móveis. Basta enviar um WhatsApp para os números (92) 98842-3017 ou 992593626, e também pelo e-mail [email protected].

Pá de cal

Diante da aglomeração de pessoas nas ruas do centro,a Prefeitura de Manaus decidiu aplicar cal nas águas que invadiram trechos das ruas no entorno do roadway, nesta terça-feira (25). A ideia é diminuir o odor e a proliferação de insetos. Vale lembrar que essa água do centro não é do rio, é dos esgotos que não conseguem escoar para o rio e voltam para a superfície.

Fiscalização na areia

Outro ponto de preocupação da Prefeitura de Manaus é a Praia da Ponta Negra, onde o acesso é permitido apenas nos dias úteis e das 6h às17h. Acontece que, com a subida das águas, a faixa de areia está cada vez menor e, além dos barraqueiros, muita gente já está desrespeitando o distanciamento mínimo. Guardas municipais vão fiscalizar o comportamento dos banhistas durante toda a semana.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *