Festival Tupinanquim reúne quadrinheiros e nerds em Manaus

Evento terá aulas de desenho, encontro de gamers, realidade aumentada, etc

Festival acontecerá no Palacete Provincial, com entrada gratuita

Reunir os apaixonados por Cultura Pop, Quadrinhos e o mundo nerd. É isso que irá acontecer durante o 1º Festival Tupinanquim, nos dias 27 e 28 de janeiro, no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro), das 10h às 19h. O evento tem entrada franca e é livre para todos os públicos.

Quadrinheiros

Com foco no Dia do Quadrinho Nacional, celebrado dia 30 de janeiro, o Festival reúne artistas visuais de diversos nichos, fã-clubes e jogos on e offline, como os boardgames e Realidade Aumentada, e oficinas para aqueles que queiram aprender a desenhar ou aprimorar suas técnicas.

“Tudo é gratuito para o público, dos games com o Pokémon Go a workshop de cartoon que será ministrado pelo artista Romahs Mascarenhas, roteirista da Turma da Mônica”, apontou o CEO do 1 Minuto Nerd e coordenador-geral do I Festival TupiNanquim, Átila Simonsen.

Realizado pelos criativos 1 Minuto Nerd e Geek One, o evento conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), “que entendem e fomentam o empreendedorismo dos desenhistas e artesãos participantes do evento”, afirmou Átila.

Programação variada

O 1º Festival Tupinanquim terá oficinas, mesas-redondas e bate-papo dos mais variados, assim como exposições que irão maravilhar o público que for ao Palacete Provincial.

Começando no sábado (27), a partir das 10h, haverá o Workshop de Construção de Foguetes usando garrafas pet. Ainda no primeiro dia, acontecem rodadas de jogos de tabuleiro e troca de cartas Pokémon, entre outras atividades.

Para o dia 28, as oficinas de Criação de personagens sci-fi e de capa de Histórias em Quadrinhos serão ministrados por Carol Peace e Leon Sarmento, respectivamente.

No auditório, a exposição da Empire Diorama leva ao público cenas de filmes clássicos do mundo geek. Além disso, é possível aprender, na prática, como desenhar nos estilos Cartoon e Nanquim.

A Feira de Economia Criativa acontece em parceria com a Feira das Cores e o Swordplay estará ensinando arquearia e princípios do esporte. “Nos bate-papos, falaremos sobre Mitologia e Folclore Nacionais em HQs, o que vem em Star Wars em 2024, além das atividades do projeto Férias divertidas”, finaliza Átila.

Serviço

O que: Exposição Empire Dioramas – I Festival Tupinanquim (www.instagram.com/festivaltupinanquim)
Quando: 27 e 28 de janeiro, das 09h às 20h
Onde: Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, em frente ao Colégio Amazonense D. Pedro II).
Quanto: Entrada gratuita.
Realização: 1 Minuto Nerd (www.instagram.com/1minutonerd.ofc) e Geek One (www.instagram.com/geekone_)
Apoio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Estúdio Ilustrama, Tríade Cia Criativa e Feira das Cores

Festival também terá oficinas de desenho para iniciantes e profissionais (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *