São Sebastião do Uatumã recebe o espetáculo nesta segunda
Caapiranga, Novo Airão e Urucurituba também vão receber o evento infantil
Municípios do interior recebem a programação gratuita do 24º Festival Amazonas de Ópera a partir desta segunda-feira (16), com as apresentações da ópera “Onheama”, de João Guilherme Ripper. São Sebastião do Uatumã (distante 246 quilômetros de Manaus) é a primeira cidade a receber o espetáculo de marionetes.
Caapiranga, Novo Airão e Urucurituba também vão conhecer a história do jovem guerreiro indígena Iporangaba, que recebe uma missão de resgatar Guaraci, o sol, engolido pela onça Xivi. Ao todo, artistas e técnicos vão percorrer cerca de 1.566 quilômetros neste tour do FAO pelo interior do Amazonas.
Instituições
Além dos municípios do interior, as entidades beneficentes Instituto Filippo Smaldone, Casa Vhida e o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio recebem os artistas da companhia O Pequeno Teatro do Mundo, responsável pela produção do espetáculo infanto-juvenil. Uma escola estadual de tempo integral também vai receber a programação.
História de eclipse
A história, inspirada no fenômeno do eclipse solar, é uma ópera adaptada para o teatro de marionetes. Nessa aventura, Iporangaba conta com a ajuda do Boto-Cor-de-Rosa e da Iara, seres encantados da mitologia amazônica.
Depois de percorrer o interior do Amazonas, “Onheama” encerra o roteiro com uma segunda exibição gratuita no Teatro Amazonas, no dia 29 de maio, às 11h.