WhatsApp Image 2022-08-30 at 08.29.13
A arte de armar redes

Por: João Melo Farias

João Melo Farias Poeta e indigenista.

Festa Hixkaryana

WhatsApp Image 2024-03-16 at 08.02.01

O coletivo indígena Hixkaryana do rio Nhamundá, município do mesmo nome, na divisa extrema oeste com o estado do Pará, terra indígena Nhamundá/Mapuera, está em festa desde o meio da semana que passou pelo recebimento de uma balsa/motorizada, que lhes foi agraciada através de uma emenda parlamentar do Senador Plinio Valério/PSDB.

A balsa/motor batizada de b/m HIXKARYANA mede 17 metros de comprimento por 7 m de boca; casco todo construído em madeira de lei, com dois passadiços, camarotes, freezer, cozinha, holofote, bombas d’água, coletes salva-vidas, caixa d’água e banheiros; capacidade para 20 mil latas de 20 litros de castanha; ou 200 sacas de farinha d’água de 60 kg; motor de 114 HP movida a diesel. A tripulação será composta de 1 comandante, 1 contra-mestre, 2 marinheiros, 1 motorista e 1 mecânico. Todos serão indígenas devidamente habilitados pela Capitania Fluvial de Parintins. A manutenção e administração será por conta de uma comissão das 14 comunidades indígenas, junto com a CGPH. A Prefeita Municipal de Nhamundá, Marina Panfolfo/União Brasil já tem parceria política com o Conselho Geral do Povo Hixkaryana/CGPH e se comprometeu em apoiar logisticamente a iniciativa do pessoal do alto rio Nhamundá.

O povo indígena conta hoje com 1 vereador, de sua etnia, Guilherme Hixkaryana/Republicano PRB eleito pelas comunidades e foi quem fez as tratativas políticas junto com as demais lideranças perante o gabinete do Senador Plinio Valério para que as comunidades pudessem receber esse grande e importante benefício, que será de uso coletivo para o transporte de aposentados e escoamento da produção como: castanha, banana e farinha das longínquas comunidades localizadas no alto rio para a cidade de Nhamundá, onde esperam vender bem vendido suas produções agrícolas e, com o apurado, comprar os gêneros industrializado que já fazem uso em suas comunidades.

A emenda do Senador foi devidamente executada pela Prefeitura Municipal de Nhamundá, que inclusive, no dia 13.03.2024 fez a entrega da referida aos Hixkaryana. As lideranças junto com a CGPH irão formalizar um convite para o Senador se fazer presente na viagem inaugural (a depender de sua agenda) para que as lideranças possam agradecer, ao vivo, tão significativo presente.

O Vereador Guilherme Hixkaryana/PRB se comprometeu em buscar a gestão participativa da balsa com o poder Executivo Municipal, de modo que a mesma seja utilizada em benefício do seu povo e tenha a garantia da segurança e manutenção adequada para bem servir por muitos e muitos anos as comunidades Hixkaryana.


Qual sua Opinião?

Confira Também