Bosco Saraiva destaca o resgate da agroindústrias
Polo Agrícola fica entre Manaus e Rio Preto da Eva
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) abriu na manhã desta terça-feira (17), a “1ª Feira de Empreendimentos e Negócios do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS)”. O evento é gratuito e prossegue até esta quarta-feira (18), na sede da Autarquia, com uma programação diversificada que inclui a exposição de produtos por cerca de 30 empreendedores.
Polo agrícola e de agroindústrias
Na abertura oficial da feira, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que o evento é uma tentativa de resgatar o pensamento inicial dos legisladores e idealizadores da ZFM, os quais também planejaram o estabelecimento de um polo de produção agrícola e de agroindústrias. Saraiva salientou, ainda, que a realização da feira é uma maneira de garantir visibilidade e reconhecimento aos atores do setor primário na região. “Temos que reconhecer os esforços dos nossos empresários que investiram, dos nossos produtores de agricultura familiar, que, por sua insistência, enfrentando sol, chuva e, ultimamente, até muita fumaça, conseguiram desenvolver culturas permanentes, ao adaptá-las ao nosso Estado, ao nosso solo, nosso clima e fazer com que, ao final, o resultado virasse negócio e renda”, frisou, acrescentando a necessidade de intensificação do processo de regularização fundiária.
Produção
Após a cerimônia, as autoridades e representantes do setor agrícola da região visitaram os estandes onde mais de 30 expositores apresentam e comercializam diversos produtos do setor primário, como piscicultura, caprinocultura, suinocultura, horticultura e fruticultura, com destaque para produção de ração, couro de peixe, laticínios, grama, fertilizantes, laranja, açaí, guaraná, ovos, pitaia, polpas de frutas, cana-de-açúcar, dendê, entre outros.
DAS
O Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) possui área total de 589.334 hectares abrangendo as cidades de Manaus e Rio Preto da Eva, no Estado do Amazonas. Além disto, conta com uma extensão de 656,6 km de estradas vicinais, sendo sua área é cortada no sentido Norte/Sul pela BR-174 e em parte no sentido Leste/Oeste, pela rodovia AM-010 (Manaus – Itacoatiara). As atividades agrícolas estendem-se também à área de Expansão do Distrito Industrial – AEDI, que forma um cinturão verde na cidade de Manaus.