fbpx
WhatsApp Image 2022-08-30 at 08.29.13

Coluna:

Por: João Melo Farias

João Melo Farias Poeta e indigenista.

Faça o que eu digo, não faça o que eu faço!

IMG-20230212-WA0065

Nos idos de 1.974, encontrava-me interno no Seminário João XIII, na minha querida Ilha de Parintins e recebemos, durante o carnaval daquele ano, um pregador proveniente da cidade de Manaus, Pe Antônio. Não lembro mais o seu sobrenome, mas lembro que ele era natural de um país distante e desconhecido: Birmânia.

Pe Antônio da Birmânia, aqui rebatizado poeticamente, era um homem na casa dos 50 anos, muito alto, aproximadamente 1,90, magro e por isso tinha uma corcova sobre os ombros.
O seu lema, a sua pregação para nós seminaristas nesse ano foi: se você quer ser padre esqueça que tem pau. Para abordar o tema castidade e celibato por três dias.
Após o pregador voltar para Manaus, brincávamos entre a gente, perguntando um para o outro:

  • Já esqueceu teu pau?
    E a resposta, às vezes, era:
  • Ainda não. E com que vou mijar?
    Levamos o resto do período tratando esquecer que tínhamos pau.

Nas férias de junho/junho daquele ano vim para Manaus para ficar com minha mãe, Maria Farias, meu pai Homero Melo e meus irmãos que haviam migrado em 1.969.
Ao chegar em Manaus, minha saudosa tia Lita Melo, muito beata, me convidou para ir à missa das 19:00, na igreja Nossa Senhora de Nazaré, na Vila Municipal, sede espiritual dos padres do Pime-Pontifício das Missões, congregação religiosa que missionava em Parintins.

Em Manaus, morávamos na rua Santa Isabel, no bairro da Cachoerinha. Tomamos o ônibus para a Vila Municipal. Ao descer do ônibus, para chegar a igreja temos que atravessar a Praça Nossa Senhora de Nazaré, que hoje possui uma bela estátua da Santa que dá nome a igreja. Nessa travessia, mesmo com a pouca luz da boca da noite, vislumbramos um homem magro, alto, com a corcova nos altos dos ombros, abufelafo na boca de uma estudante com a farda do Colégio Ângelo Ramazzotti. Mesmo de costas veio a minha cabeça a imagem do Pe Antônio. Mas, para não ficar nenhuma dúvida, cheguei perto do casal e perguntei:

  • O senhor não é o Padre Antônio, da Birmânia?
    Ele parou de beijar a moça e me encarou:
  • Sim. Qual o problema?
  • O senhor não é aquele padre que pregou em Parintins, para nós seminaristas, que o homem que quiser ser padre tem que esquecer que tem pau?
  • Sim, meu filho, mas qual o problema?
  • O problema que estou vendo que o Senhor é um padre, é um pregador e é um homem que não esqueceu que tem pau.
    E ele rindo, abraçando e se afastando com a estudante, disse me virando as costas:
  • Meu filho, faça o que eu disse, não faça o que eu faço!

O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do ÚNICO

Qual sua Opinião?

Confira Também

Omar Aziz defende mais rigor para casos como o das Lojas Americanas

Para o senador, o rombo de R$ 48 bilhões pode apontar para outros casos semelhantes Empresa que fez a auditoria não compareceu para prestar depoimento Brasília – Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para obter informações sobre a dívida no balanço das Lojas Americanas, o líder da bancada federal do Amazonas no Congresso, Omar Aziz (PSD-AM), defendeu que o Senado precisa ser mais rigoroso para evitar casos semelhantes no futuro. A comissão atualmente apura indícios de fraude em uma auditoria realizada por consultoria independente, que teria ‘maquiado’ um rombo de R$ 48 bilhões nas finanças da rede

Leia Mais

Bolsonaro chega ao Brasil na próxima quinta-feira

PL pede ao Ministério da Justiça reforço no policiamento do aeroporto de Brasília Caravanas bolsonaristas se mobilizam para receber ex-presidente Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – Com a confirmação do retorno de Jair Bolsonaro ao Brasil previsto para a próxima quinta-feira (30), o Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente, solicitou ao governo federal e também do Distrito Federal (GDF) reforço no policiamento na área do aeroporto internacional Juscelino Kubitschek. Bolsonaro desembarca no país vindo dos Estados Unidos por volta das 7h30 da manhã. Mobilização de apoiadores Apoiadores e bolsonaristas estão se mobilizando nas redes sociais para receber o ex-presidente com festa

Leia Mais

Festival Amazonas de Ópera ganha capa de revista nacional de música clássica

A publicação “Concerto” conta a trajetória do festival que já é o maior da América Latina A temporada 2023 terá quatro óperas já confirmadas para o mês de maio A cultura do Amazonas ganhou as páginas do mês de abril da revista “Concerto”, publicação nacional especializada em música clássica. O destaque foi para o 25º Festival Amazonas de Ópera (FAO), que será realizado do dia 21 de abril a 28 de maio. A matéria ocupa três páginas da publicação e ainda a capa e narra a trajetória do festival que se tornou o maior do gênero da América Latina.A publicação

Leia Mais