PRIMEIRA MÃO

Fabian e Barrada disputam a Seduc

SEDUC

O substituto de Vicente Nogueira no comando da Secretaria de Educação e Desporto ainda não foi decidido pelo governador Wilson Lima (PSC). Dois nomes disputam o cargo: Luis Fabian e Raimundo Barradas, atuais secretários adjuntos da Seduc. Fabian ocupou o cargo interinamente na saída de Luiz Castro até a posse de Vicente Nogueira. Barradas tem lobby mais forte e atualmente é o mais cotado para ser nomeado secretário a partir de fevereiro com a saída de Vicente Nogueira, que vai morar em Portugal, como noticiou no domingo em primeira mão o Portal Único.

✅ Bolsonaro e a ZFM

O presidente Bolsonaro não entende nada sobre a questão do IPI para as indústrias de concentrados da ZFM. É o que revela a jornalista Thais Oyama, no livro “Tormenta – O Governo Bolsonaro: Crises, intrigas e segredos”. Em um trecho da publicação, Thais Oyama revela os bastidores de uma reunião do presidente com a bancada de deputados federais e senadores do Amazonas. Ao ser informado do tema da reunião, Bolsonaro disse: “Não entendo nada desse negócio. Se soubesse que o assunto seria este, seria melhor a reunião ter sido com o Paulo Guedes.

✅ Impaciência de Bolsonaro

Na reunião, segundo consta no livro, Bolsonaro estava impaciente, teclava a todo o tempo no celular, conversa ao telefone com assessores e amigos, enquanto os parlamentares do Amazonas estavam atônitos com o comportamento do presidente. Um parlamentar consultado pelo Portal Único confirmou o teor publicado no livro. Talvez seja por esse desinteresse e falta de conhecimento que o presidente Bolsonaro vem tratando a questão do IPI para o polo de concentrados da ZFM com certo desdém.

✅ Mobilização do Aliança

A mobilização para o 1º. Encontro de Apoiadores do partido Aliança Pelo Brasil no Amazonas está intensa. O presidente da Aleam, Josué Neto publicou vídeo em que o vice-presidente nacional do Aliança, Felipe Belmonte, convoca simpatizantes do presidente para o evento que acontece dia 25 deste mês na sede da assembleia.

✅ Major desaposentado

Parte do oficialato da Polícia Militar do Amazonas está revoltado com a decisão do governador Wilson Lima, contrariando a parecer da PGE, de devolver para a ativa o major José Júlio César Correa, aposentado há anos e que agora voltará como tenente coronel com direito a ganhos retroativos. Júlio César foi o advogado da empresa Ezo Soluções Interativas, do escândalo bilionário na Suhab envolvendo precatórios.

✅ Novos embates

A guerra aberta entre o superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes, e a bancada do Amazonas no Congresso promete novas batalhas. Parlamentares prometem investigar a realização da 1ª. Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPin) realizada no final do ano passado.

✅ Amazonas Jazz

Nesta segunda-feira (20), começam as inscrições para programação acadêmica do Festival Amazonas Jazz, que ocorre de 21 a 29 de março, em Manaus. O evento realizado pelo Governo do Amazonas, no Teatro Amazonas, oferecerá gratuitamente mais de 20 opções de palestras, masterclasses e workshops, envolvendo diversos segmentos da arte e da cultura, Inscrições no  www.festivalamazonasjazz.com.br

✅ Energia Elétrica

Pesquisadores da Ufam com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, estão desenvolvendo estudos para produzir energia elétrica utilizando células solares que empregam pigmentos vegetais extraídos de plantas amazônicas, como bujuju, açaí, urucum, jenipapo, murtinha e crajiru.

✅ Prejuízos nos feriados

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), afirma que a exceção das atividades econômicas ligadas ao turismo, o comércio nacional deve ter neste ano prejuízo de R$ 19,6 bilhões com os feriados que caem em dias úteis, 12% a mais que as perdas registradas em 2019, que ficaram em torno de R$ 17,4 bilhões.

⚠ LINHA DIRETA

🚨 A Afeam irá realizar atendimentos até o dia 29 de janeiro, na primeira oportunidade de acesso à linha Microcrédito do ano na capital. A ação antecede a participação da Agência na segunda edição do programa “Muda Manaus”, a ser realizada no mês de fevereiro, no bairro da zona leste de Manaus.

🚨 Um jogo de mesa que reúne mitos da floresta, aventureiros estrangeiros que caçam monstros, uma semideusa indígena e muito mais estão reunidos no RPG ‘Ubiratã’ criado por quatro amigos de Manaus e que virou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Design.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *