Governo e Prefeitura de Manaus correm atrás de profissionais da Saúde
Wilson Lima e David Almeida vão fazer a abertura da vacinação de crianças
Centro de Testagem orienta quem deve procurar seus serviços na capital
Manauaras ficam sedentários e obesos na pandemia
Covid-19 obriga Serviço de Proteção da Amazônia a desistir de antena de monitoramento
Polícia Militar faz blitz expondo motoristas a riscos da Covid
Sindicato cobra posição do Ministério Público do Amazonas
Bancada evangélica esquece o amor cristão e parte para o “racha”
MSC compra empresa de contêineres Log-In e passa a operar na Zona Franca
Covid-19 toma conta do Estado
Um domingo de explosão da Covid-19 em Manaus e no interior do Amazonas. Nada menos que 3.079 novos casos da doença foram registrados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) ontem, sendo que 2.337 são de Manaus. Com esses números, a quantidade de pessoas diagnosticadas com Covid-19 no Amazonas passou para 449.759 casos da doença no estado, com 9.522 óbitos em Manaus e 4.335 em municípios do interior.
Convocação de profissionais
O Amazonas está enquadrado na fase laranja, de risco moderado de contaminação, mas o quadro é gigantesco para as unidades e profissionais da Saúde, que também estão adoecendo. Nessa situação de emergência, Governo do Estado e Prefeitura de Manaus lançaram no sábado (15) os editais para contratação temporária de profissionais da área da saúde para atuar nesse período de alta de casos de Covid-19. As inscrições já estão abertas.
Vacinação das crianças
O prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima vão fazer presencialmente a abertura da campanha de vacinação das crianças de 5 a 11 anos, nesta segunda-feira (17), no Parque da Criança. O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças com comorbidades e deficiências permanentes (PcDs). A meta da prefeitura é vacinar 90% da população de 5 a 11 anos, estimada em 260.721 crianças.
Centro de Testagem orienta
O Centro Municipal de Testagem, localizado no Studio 5 Centro de Convenções, está funcionando de segunda-feira a sábado, das 9h às 19h e as 51 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital também fazem os testes rápidos para Covid-19. Mas as autoridades alertam para que só procurem esses locais aqueles com sintomas gripais, como febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo, coriza e mal-estar e que estejam do 1º ao 7º dia de sintomas. E é melhor ir sem acompanhantes, para evitar contaminá-los.
Os gordinhos da pandemia
Estudo realizado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). apontou que Manaus é a capital onde o sedentarismo e a obesidade mais aumentaram durante a pandemia. Segundo o instituto,o consumo de bebidas alcoólicas também cresceu desde o início da crise sanitária mundial. Em 2019, a obesidade atingia 20,3% dos adultos nas capitais do País, mas, em 2020, a doença passou a afetar 21,5% deste grupo, com maior prevalência nos Estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Manaus (24,9%), Cuiabá (24,0%) e Rio de Janeiro (23,8%) lideram o ranking de maior incidência da obesidade. Até 2011, nenhuma capital havia ultrapassado a taxa de 20%.
Covid afeta até projetos militares
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam/Sivam), ligado ao Ministério da Defesa, suspendeu um contrato com a empresa Eyes N’where Sistemas Inteligentes de Imagem para a instalação de uma antena especial para monitoramento da Amazônia, no valor de apenas R$ 120 mil. A justificativa foi a “força maior ocasionada pela Pandemia da Covid-19”.
Blitz da Polícia Militar
Em pleno avanço da pandemia, a Polícia Militar resolveu fazer uma blitz no domingo (16) pela manhã, no Vieiralves, parando veículos e expondo as pessoas a riscos. No mesmo modelo, a Polícia Militar vem realizando esse tipo de ação logo após a ponte que liga Manaus ao município de Iranduba. Resultado: quem busca o caminho para levar a família a um café matinal, termina sendo obrigado a ficar em longas filas. A corporação não tem informado o resultado prático dessa ação. Enquanto isso, os assaltos se multiplicam na capital.
Entidade questiona Ministério Público
O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas (SINDSEMP-AM) emitiu uma nota pública criticando fortemente as medidas do órgão para o seu público interno. Em Ato publicado semana passada, o Ministério Público Estadual determinou o revezamento do trabalho de seus servidores, o que, segundo o Sindicato, coloca em alto risco os profissionais que precisam continuar no trabalho presencial, visto que o número de casos de covid-19 influenza não para de crescer. A entidade propõe que boa parte dos trabalhos podem ser feitos on-line.
Evangélicos em briga
O deputado federal pelo Amazonas, Silas Câmara (Republicanos-AM) está no centro de uma fervura que acontece dentro da bancada evangélica no Congresso Nacional. Quando comandava a bancada, Silas fez acordo com os demais parlamentares de que o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP) seria o líder da bancada em 2021 e, em 2022, a liderança passaria para o deputado e Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ). Só que Cezinha agora não quer largar o osso e exige reeleição, seus partidários dizem que não participaram do acordo de Silas, portanto ele não teria valor e os evangélicos perderam a compostura, trocando xingamentos de “cachorro morto” para frente,
MSC vai operar a Log-In na ZFM
A MSC (Mediterranean Shipping Company) comprou 67% do controle da empresa de transporte de contêineres Log-In e vai passar a operar na cabotagem, sendo que seu primeiro navio tem previsão de operar na Zona Franca de Manaus, a partir do segundo semestre deste ano.Mas depende do cenário de reaquecimento econômico
Com a entrada da MSC – que é um gigante global da navegação de longo curso – a Log-In que era a única independente, ou seja, sem uma grande empresa de navegação global por trás, passa a integrar o grupo dos maiores que são a Aliança, do grupo Maersk, e a Mercosul Line, da CMA CGM.