Explosão de Covid obriga Prefeitura de Manaus a fazer contratações emergenciais

Prefeito David Almeida fez diversos comunicados sobre a situação na capital

Ministro da Saúde chega ao Amazonas no próximo dia 22

Solange Elias
Para o Portal ÚNICO

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que a prefeitura vai precisar fazer contratação emergencial de pelo menos 500 profissionais da área de Saúde, para “cobrir” a ausência dos servidores municipais que estão adoecendo de Covid-19 e outras síndromes respiratórias. Segundo David, foram feitos testes rápidos em todas as secretarias municipais e 28% dos resultados deu positivo para Covid-19. Por conta disso, a prefeitura começar a fazer o teletrabalho (home office) para servidores com comorbidades e idosos, pelos próximos 15 dias. “Vamos ter duas semanas seguintes muito difíceis e a partir disso a tendência é dos casos diminuirem”, previu.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva, no Studio 5, onde está funcionando o Centro de Testagem Municipal, quando o chefe do Executivo fez recomendações, divulgou números, anunciou a vinda do ministro da Saúde a Manaus e explicou a atual situação da administração municipal em relação aos casos de Covid entre os servidores.

Veja ponto a ponto:

Contratação de mão de obra – “Do final de dezembro (de 2021) até agora, 1.505 servidores pediram licença médica por Covid-19. Então nosso grande problemas hoje é a mão de obra, porque os casos explodiram. Em função disso, vamos precisar contratar 500 profissionais para trabalhar na área de Saúde, inclusive nos pontos de vacinação, uma vez que vamos abrir a vacinação para crianças nos próximos dias. Serão chamados médicos, enfermeiros, auxiliares, terapeutas e patologistas”. Segundo o prefeito, também será necessário remanejar servidores de outras secretarias para atuar nos setores que estão desfalcados de pessoal.

Apelo à vacinação – “Entre as pessoas que estão internadas, 78% não completaram o ciclo vacinal. Temos um único escudo chamado vacina para nos proteger. Apelo para as pessoas que não se vacinaram que procurem os pontos de vacinação. Em matéria de Saúde não ouça seu líder religioso, nem sua preferência política. Cuide de sua vida e da de sua família”, disse David,

Centros de testagem – “Orientamos a população a só procurar os pontos de testagem, tanto no Studio 5, quanto nas 51 UBS, se estiverem sentindo algum sintoma. E quando for ao centro, não vá acompanhado, para não gerar aglomeração nem transmissão. Vamos abrir outro centro de testagem no Centro de Convenções Vasco Vasquez. Telefonei ao governador pessoalmente para acertar isso”, disse.

Ministro da Saúde – “O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, virá a Manaus no próximo dia 22. O momento é oportuno. Ontem mesmo falei com o ministro para renovar os contratos temporários dos médicos que estão atuando desde o ano passado. Os contratos vão valer até o final do concurso da Semsa, que está sendo organizado”.

Festa e blocos – “Com relação à aglomeração, se faz necessário combater as festas. A prefeitura já cancelou todos os grandes eventos da cidade. Não vai ter desfiles, blocos e bandas. A prefeitura não vai conceder autorização a nenhuma festa e não vai repassar recursos a ninguém. Quem fizer festa, vai ser por sua conta e risco e vamos aplicar as sanções cabíveis”.

Vacinação em crianças – “Começamos a vacinação em crianças em quatro pontos, na segunda-feira (17). Será no Parque da Criança (Parque Dez), no Sesi (Coroado), Magdalena Arce Daou (Santo Antônio) e Shopping Via Norte (Nova Cidade), inicialmente em crianças com comorbidades, e deficiências”.

Aulas – “Nesta tarde vamos nos reunir com a Secretaria de Educação e de Saúde para definirmos como será o início das aulas. Lembramos que a situação é atípica e exige medidas extremas”.

Transporte público – “Estamos colocando toda a frota para circular nos horários de pico, para tentar diminuir as aglomerações nos coletivos”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *