Expedição da UEA vai monitorar águas do rio Negro de Manaus a São Gabriel

Barco de pesquisa leva cientistas da UEA, da USP, do Max Planck e dos EUA

Expedição deve durar pelo menos 12 dias

O Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM), desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) começou mais uma etapa das expedições de mapeamento da qualidade das águas dos rios da região Amazônica, na terça-feira (11).
Nesta etapa, o rio Negro será alvo do monitoramento, em 60 pontos pré-definidos. A campanha terá a duração de 12 dias e seguirá até as proximidades do município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus).

Barco-laboratório

Com 28 metros de comprimento, o barco de pesquisa do ProQAS/AM “Roberto dos Santos Vieira” é composto por quatro laboratórios, cinco camarotes, refeitório, entre outros espaços. A bordo da embarcação para esta expedição estão pesquisadores do Grupo de Pesquisa Química Aplicada à Tecnologia (GP-QAT) da UEA, da Universidade de São Paulo (USP), do instituto alemão Max Planck, além de profissionais dos Estados Unidos.
O reitor da UEA, André Zogahib, explicou que os dados coletados servirão para dar apoio na promoção de políticas públicas, especialmente na proteção do meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida à população. “Essa análise é fundamental para que possamos entender o impacto da ação humana na natureza. Como universidade, precisamos criar este tipo de reflexão, que pode ser testada e aprovada. Isso é ciência”, pontuou.

Cientistas brasileiros, americanos e alemães integram a equipe de pesquisadores a bordo

Processo de coleta

As campanhas de monitoramento promovidas pelo ProQAS seguem um cronograma de acordo com as estações do ano, levando em consideração os períodos de chuva e de seca. São levantados dados dos pontos no qual encontram-se os materiais coletados, em que são analisados 90 parâmetros de cada um. O levantamento busca estabelecer um banco de dados para que seja apontado o Índice de Qualidade de Águas (IQA) da região Norte.

Outras campanhas

Desde o lançamento do barco, em março de 2022, foram realizadas três campanhas nas bacias do lago do Puraquequara e igarapés Tarumã-Mirim e Tarumã-Açu, incluindo também a região de Anavilhanas, no município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *