Exército detecta homens armados em área indígena

Suspeita é de que sejam narcotraficantes

Operação acontece em Iauaretê, em São Gabriel da Cachoeira

Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO

Reportagem da correspondente da Folha de S. Paulo no Amazonas, a jornalista Rosiene Carvalho, deste sábado (22), mostra que o Exército e a Força Aérea Brasileira reforçaram seus efetivos na região do distrito de Iauaretê, em São Gabriel da Cachoeira, em função da descoberta de que homens armados estão transitando dentro da reserva indígena.

Segundo a reportagem, os indígenas moradores da região receberam alertas do Exército, para ficar em casa, manter portas e janelas fechadas e não subir o rio Uaupés.

Suspeita de narcotraficantes

O comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, general Nilton Diniz Rodrigues, disse à reportagem que a suspeita é que essa movimentação em território indígena seja de narcotraficantes e também integrantes dos antigos grupos armados das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

O general disse que houve reforço da Polícia do Exército também em pistas de pouso para que não sejam usadas de forma clandestina.

Em outra mensagem compartilhada pelos indígenas, o padre da comunidade pede que evitem tirar fotos dos militares em ação. Os relatos demonstram que o clima é de medo, entre indígenas e não indígenas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *