PRIMEIRA MÃO

Ex-primeira dama tira o sono do prefeito com quem foi casada

Cidade de Parintins, na região do baixo rio Amazonas (Foto: Divulgação)

Suframa tenta resolver disputa de 15 anos no Shopping Cecomiz

Deputado leva educação financeira para escolas do Amazonas

Secretaria de Saúde do Estado justifica pagamentos, mas deputados ficam de orelha em pé

STF adia mais uma vez a avaliação do marco temporal

Entidades de defesa da causa indígena se organizam para novo protesto

Atenção para o trânsito difícil nesta quinta, na rua João Valério

Espetáculo gratuito mostra a dança do sol, hoje, no Teatro Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

O sonho da ex-primeira dama

A ex-primeira dama de Parintins, Michele Valadares, que foi casada com o prefeito Bi Garcia, com quem tem um filho, voltou a morar no município após uma temporada em Portugal. E voltou com uma motivação: ser candidata a prefeita sucedendo o ex-marido.

Briga nos bastidores

Quando era casada com Bi Garcia, Michele por muito pouco não disputou eleições. Quem acompanhou sua trajetória como primeira-dama, conta que ela tinha potencial e votos para ser eleita a algum cargo. Agora ela está de volta e, ao que se sabe, suas intenções não são compartilhadas pela atual esposa de Bi Garcia, a deputada estadual Mayra Dias. Enquanto isso, o que se comenta é que o prefeito Bi dorme cada vez menos.

Centro comercial em disputa

O Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva e equipe, estiveram no Shopping Cecomiz. Objetivo: tentar resolver uma situação que se arrasta há 15 anos na Justiça Federal. Após um incêndio que aconteceu no local em 2009, restam atualmente 32 pontos comerciais no local. A Suframa tenta reaver o espaço e está negociando com a prefeitura, pontos nos shoppings populares do município para quem ainda está no Cecomiz.

Deputado George Lins destaca educação financeira

A Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Lei, do deputado Dr. George Lins (UB), que institui a Política Estadual de Cooperação para Implementação de Educação Financeira no âmbito das escolas da rede pública estadual. Será ofertada no período do contraturno escolar, como uma atividade extracurricular. Desde 2020 a educação financeira integra a Base Nacional Comum Curricular no Brasil.

Pagamentos antecipados na Secretaria de Saúde

Causou desconforto até nos governistas mais convictos a denúncia apresentada sobre o pagamento de cinco parcelas de R$ 1 milhão 600 mil, cada, para a concessionária do Hospital Delphina Aziz. O montante, que totaliza R$ 5 milhões 830 mil, seria referente à realização de transplantes renais. Ocorre que no período, nenhum transplante foi realizado.

Secretaria informa sobre pagamentos

A Secretaria de Saúde do Estado emitiu nota, informando que o contrato com a empresa gestora do Delphina prevê antecipação de pagamentos, mas há desconforto com a situação entre os deputados. Técnicos de contabilidade pública deixam claramente expresso: “É no momento da liquidação da despesa que o fiscal de contratos deve mostrar o máximo de seu valor profissional. A liquidação, nos termos da lei 4.320/64, artigo 63, consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito”. Traduzindo: não prestou o serviço, não pode receber.

Adiamento do marco temporal

O Supremo Tribunal Federal adiou, mais uma vez, o julgamento sobre a validade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Iniciado na tarde de ontem, concentrando atenção de todo o país, o processo recebeu pedido de vistas do ministro bolsonarista André Mendonça e foi suspenso.

Manifestações

Representantes do Museu da Amazônia (Musa) e de entidades indígenas e não-indígenas organizam uma manifestação contra o marco temporal, nesta sexta-feira (9), na sede do Musa, Zona Leste de Manaus.

João Valério interditada

A Prefeitura de Manaus fechou parcialmente a passagem subterrânea do complexo viário Ministro Roberto Campos, que liga as avenidas João Valério e São Jorge, no bairro Chapada, para reparos no limitador de altura que foi danificado em mais um acidente, quando uma carreta se chocou contra ele. O trânsito de veículos grandes está proibido e os pequenos terão que pegar desvios para acessar o local. Vale ficar atento.

Dança do Sol

O Teatro Amazonas apresenta nesta quinta-feira, às 20h, o espetáculo do Balé Folclórico do Amazonas, “A Dança do Sol”. O espetáculo é inspirado no trabalho do escritor e professor amazonense, Mário Ypiranga Monteiro. A apresentação é gratuita e classificação livre.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *