Ex-deputado amazonense Almino Affonso é tema de documentário na TV Cultura

Estreia acontece no próximo domingo, em rede nacional

Político teve participação importante nos principais acontecimentos do país

Brasília (ÚNICO) – No próximo domingo, 16, às 22h (hora Brasília), estreia na TV Cultura o documentário “Almino Affonso, por ele mesmo”, que aborda a trajetória do amazonense nascido em Humaitá, na política brasileira, o seu legado e a grande importância que teve nos principais fatos políticos do país.

Uirapuru

Forjado na campanha nacionalista pelo monopólio do petróleo e chamado de “Uirapuru da eloquência”, pela excelência como orador, Almino Affonso foi o primeiro ministro do Trabalho e Previdência Social no governo de João Goulart. Também viveu os movimentados governos de Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros até o golpe cívico-militar de 1964. Como deputado federal, foi exilado e voltou ao país durante a redemocratização e se mudou para São Paulo, onde também foi eleito deputado federal e chegou a ser vice-governador.

Defesa da democracia

Almino atravessou a história política brasileira da segunda metade do século 20 defendendo a democracia, o princípio de autodeterminação dos povos e os direitos da classe trabalhadora.

Amante das letras

Mas por detrás do homem público, sempre esteve o amante das letras e memorialista incansável. Aos 94 anos de idade, Almino Affonso navega desenvolto pelas suas memórias, e é neste personagem que o documentário esteve focado ao longo dos diversos encontros gravados durante as eleições de 2022.
Tecendo uma saborosa narrativa na primeira pessoa, o documentário também conta com um riquíssimo material de arquivo (cinejornais, imprensa, discursos no parlamento, telejornais), além do vasto acervo fotográfico do biografado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *