EUA e Alemanha se declaram contra a BR-319

”Fundo Amazônia não serve para pavimentação”, diz porta-voz

Governo alemão diz que “está observando”

Doadores do Fundo Amazônia, Alemanha e EUA, estão alertando o governo brasileiro para não usar os recursos do Fundo Amazônia para pavimentar a rodovia BR-319 – que liga Manaus a Porto Velho.

Porta-voz do governo alemão

Um porta-voz do governo alemão, o segundo maior doador do fundo, disse ao portal Climate Home que o apoio a um projeto deste tipo “não é possível” de acordo com as regras do fundo, que foi criado especificamente para reduzir a destruição florestal na Amazônia.

Veja a matéria completa, em inglês, aqui:
https://www.climatechangenews.com/2024/01/10/germany-and-us-warn-brazil-against-using-amazon-fund-to-pave-rainforest-road/

”Observando”

O governo alemão disse que “está observando os desenvolvimentos de perto”. Um porta-voz acrescentou que, se o projeto fosse aprovado de forma conclusiva, o governo alemão afirmaria aos gestores do Fundo Amazônia que seus recursos não podem ser usados ​​para pavimentar a estrada.

Porta-voz dos EUA

Os Estados Unidos estão “confiantes” de que o fundo utilizará os seus recursos “de forma consistente com os seus regulamentos”, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *