PRIMEIRA MÃO

Estudo mostra que o tempo de vida da Zona Franca de Manaus está no fim

Polo Industrial de Manaus: estudo indica fim do prazo de validade

Vereador Marcelo Serafim marca data para voltar ao PSB

Jornalista bolsonarista leva tapa de bolsonarista (veja vídeo)

Ministro diz ao ÚNICO que Segurança na Amazônia é prioridade

Investigação do Caso Bruno vai ser reforçada, diz ministro

Mais de 400 bebês já foram vacinados contra a Covid-19 em Manaus

Ufam oferece graduação em Libras

Corecon reelege presidente pela quinta vez

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

O alerta sobre a Zona Franca

O Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo, acaba de publicar um denso relatório sobre “Reformas, Políticas Públicas de Qualidade e a Desigualdade Regional” de autoria do economista e pesquisador Marcos Mendes, que embora reconheça que a ZFM mereça um estudo à parte é categórico em afirmar que o Polo Industrial da ZFM “só consegue se manter com base em subsídios de alto custo fiscal e que prejudicam a produtividade da economia e o desenvolvimento da indústria no restante do Brasil”.

Estudo foca na desigualdade regional

O Relatório do Insper está centrado na análise de sete reformas ou aperfeiçoamento de políticas públicas: melhoria da educação pública, reforma da previdência social, redesenho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), reforma da tributação do consumo, redução dos benefícios tributários, reforma das políticas sociais e a abertura comercial.

O fim da Zona Franca

Marcos Mendes, que também é consultor legislativo do Senado Federal, é sabedor que: “a simples supressão da ZFM geraria um vazio econômico de grande impacto social, que não seria possível compensar com os benefícios advindos de reformas, com impacto geral sobre a economia e a renda das pessoas”. De qualquer modo, o cenário desenhado nesse horizonte deveria preocupar, e muito, a bancada, os investidores e o governo do Amazonas.

PSB marca data para Marcelo Serafim

O vereador Marcelo Serafim está de volta ao PSB. Ele fará sua filiação na próxima segunda-feira (9) às 9h, na sede do partido, no bairro de Flores. Ele deixou o PSB há dois anos e estava no Avante, partido pelo qual concorreu a deputado federal nas eleições 2022.

Bolsonarista bate em bolsonarista

O jornalista Marlen Lima, da Agência Norte, que atua em Manaus e Boa Vista (RR), levou um tapa de um bolsonarista enquanto tentava gravar um vídeo no acampamento localizado em frente ao comando do exército, nesta semana em Brasília. No final da coluna veja o vídeo. Detalhe: Marlen é um intenso defensor de Bolsonaro.

Ministro de olho na Amazônia

Segundo o ministro da Justiça Flávio Dino disse à jornalista Valéria Costa, do ÚNICO, em Brasília, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve colocar em prática projetos de segurança na região amazônica. O pontapé inicial será uma série de projetos conjuntos entre o ministério e os estados da região com investimento do Fundo Amazônia no combate à criminalidade. A ideia, disse, é uma cooperação entre a Polícia Federal e as polícias dos Estados amazônicos.

Caso Bruno

Flávio Dino disse também que vai determinar que a Polícia Federal (PF) faça “o máximo possível e cabível” para esclarecer o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips, na região do Vale do Javari, em Atalaia do Norte, no Amazonas.

Bebês vacinados

A vacinação contra a Covid-19 em bebês já alcançou mais de 400 crianças até esta quarta-feira (4), informou a Prefeitura de Manaus, que iniciou a imunização do público infantil sem comorbidades na segunda-feira (2).

Graduação em Libras

A Universidade Federal do Amazonas vai abrir processo seletivo especial aberto para ingresso no Curso de Graduação de Licenciatura em Letras – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As inscrições começam no dia 13 vão até dia 23 de janeiro. As aulas são presenciais.

Evangelista reconduzido

Os conselheiros do Conselho Regional de Economia do Amazonas reelegeram o economista Marcus Evangelista para o cargo de presidente da entidade, pela quinta vez, na noite desta quarta-feira (4). O vice-presidente será Márcio Paixão.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *