PRIMEIRA MÃO

Estado espera receber 1 bilhão da Petrobras

Governador Wilson Lima

A equipe econômica do Governo do Estado, comandado pelo secretário Alex Del Giglio, está na expectativa de a qualquer momento a Petrobras pagar uma bolada de reais a título de antecipação de royalties. O valor é estimado entre 500 milhões a 1 bilhão de reais. O detalhe é que recursos do royalties não podem ser usados para pagamento de pessoal, exceto se for feito um sofisticado arranjo contábil. Se tudo der certo, Wilson Lima pode até pagar a primeira parcela do 13º salário em setembro e não mais em novembro. Isso ajudaria a aliviar a tensão com o funcionalismo.

✅ A metralhadora de Artur

O prefeito Artur Neto, do PSDB, disparou na manhã desta quinta sua metralhadora para o governador Wilson Lima, ao criticar o “fraco desempenho” na gestão do Estado. E sobrou também para o vice, Carlos Almeida, um “conhecido apoiador de invasões comandadas por traficantes”. Artur deu essas declarações ao defender a construção de uma estação de embarque e desembarque de passageiros que vai custar R$ 207 mil reais ao município e que recebeu críticas de internautas.

✅ Seminário Produtivo

Foi de alto nível e extremamente produtivo o seminário promovido nesta quinta-feira (15) pela Federação das Indústrias (Fieam), Centro das Indústrias (Cieam) e Instituto Brasileiros de Estudos Tributários (IBET) para discutir propostas para manter a ZFM na reforma tributária. Auditório da Fieam lotado e muitos especialistas apresentando soluções factíveis e sensatas. O deputado federal Marcelo Ramos, do PL, ganhou pontos do empresariado com um discurso agregador e propositivo. Já o senador Plínio Valério, do PSDB-AM, não demonstrou paciência para debater com os “tecnocratas” e disse que esperaria o estudo pronto para aí sim alinhar a defesa da proposta. Um tanto presunçoso na avaliação de quem estava presente no seminário que o questionaram como ele poderia representar um modelo de desenvolvimento regional sem conhecer os argumentos técnicos? Plinio deu bola fora!

✅ Novo marqueteiro

O governador Wilson Lima está com novo marqueteiro e uma nova jornalista na sua equipe de comunicação.

✅ Ministério Público

Há dois meses, o Ministério Público enviou oficio ao presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto, solicitando informações porque a assembléia não publica a relação de funcionários comissionados. Josué disse que em função do recesso não teve como fazer a publicação. A lei que determina a publicação existe há dez anos. O Ministério Público recebeu a resposta e por meio da assessoria de comunicação, informou que o procurador responsável iria tomar uma decisão em 15 dias. Até agora nem a assembléia cumpre a lei e nem o Ministério Público se manifesta.

✅ Alô Manaustrans

Acidentes de trânsito estão se sucedendo todos os dias na frente do Condomínio Paradise River, na Pedro Teixeira. Falta sinalização para indicar aos motoristas que em frente ao condomínio há saída e entrada de veículos. Só na quinta-feira (15) três acidentes aconteceram no local. Isto tem sido rotina.

✅ Combate à corrupção

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral vai promover em novembro, o Curso Prático de Legislação Eleitoral em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade, Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público do Estado. A realização do curso foi o principal tema da reunião realizada essa semana na sede do órgão ministerial, entre os coordenadores do Comitê e o Procurador Publio Caio Bessa, do Ministério Público do Amazonas e coordenador das Promotorias Eleitorais.

✅ Curtas metragens

O Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes, vai exibir nesta sexta-feira (16), a partir das 14h, curtas-metragens dentro da programação da 12ª edição do Sesc Amazônia das Artes, com entrada gratuita. Ao todo serão apresentadas cinco obras, entre ficção e documentários, de produções do Acre, Mato Grosso, Maranhão e Pará. Os filmes têm classificação entre 10 e 12 anos.

✅ Saúde de luto

Funcionárias da UTI do Pronto Socorro 28 de Agosto usaram saco plástico na quinta-feira (15), como avental para protestar a falta de Produtos para a Saúde e vários insumos. Na falta do capote, as colaboradoras usaram o saco plástico, em forma de protesto. Representantes do Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas esteviveram no pronto-socorro no início do mês e constataram a falta de remédios e materiais necessários para o atendimento aos pacientes.

✅ LINHA DIRETA

🚨 A Ufam anunciou esta semana a oferta de duas novas turmas de Licenciaturas Interculturais para representantes dos povos Dessana, Tikuna, Baré e Mura que foram recebidos pelo reitor Sylvio Puga

🚨 A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) lançará, a partir do dia 19 de agosto, às 9h, o Sino da Cura, instrumento que simbolizará a cura ou o fim do tratamento quimioterápico de um paciente

🚨 O CNPq publicou uma nota nesta quinta (15) informando que novas indicações de bolsas estão suspensas e que o orçamento para o órgão não deve ser integralmente recomposto em 2019

🚨 O Centro Estadual de Convivência do Idoso, bairro Aparecida, realiza nesta sexta-feira (16) “Tarde Dançante”, aberto ao público


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *