fbpx
Portal Único
Sem resultado
Veja todos os resultados
2 de julho de 2022
  • Primeira Mão
  • Colunistas
  • Sem fronteiras
  • Notícias
  • Crimes & visagens
  • VÍDEOS
  • Podcast
  • Fale com o Único
  • Primeira Mão
  • Colunistas
  • Sem fronteiras
  • Notícias
  • Crimes & visagens
  • VÍDEOS
  • Podcast
  • Fale com o Único
Sem resultado
Veja todos os resultados
Portal Único
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Primeira Mão

Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

18 de abril de 2022
Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

Posição da Fieam nunca seria a postura de uma entidade do Pará

Wilson Lima, David Almeida e outros políticos correm para defender o único modelo econômico do Amazonas

Instituto quer colocar a Ufam outra vez no centro dos debates

A dura caminhada para quem quer chegar à Câmara Federal

Indígenas organizam candidaturas em todo o país para formar a “Bancada do Cocar”

Fim da emergência na Covid-19, mas vacinação continua em todo o país

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Especialistas estranham posição da Fieam

Políticos, executivos e alguns empresários do Amazonas disseram ao ÚNICO, sob a condição de anonimato, que lamentam a nota divulgada pela Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), sobre o decreto de Bolsonaro de redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A nota considera “benéfica” para “boa parcela da indústria nacional”, a medida federal. Em outro trecho reconhece que a redução atinge a Zona Franca de Manaus. Confira a íntegra da nota no final da coluna, assinada pelo presidente da entidade, Antônio Silva, do Grupo Simões..

O exemplo que vem do Pará

Não é de hoje que os paraenses são exemplos de defender seus interesses com unhas e dentes, numa demonstração às vezes até extremada da valorização de suas manifestações culturais, esportivas, sociais e econômicas. Nenhuma entidade paraense faria uma nota oficial contra os interesses do Pará.

Tudo depende da Zona Franca

Ao contrário da Fieam, o governador Wilson Lima, o prefeito David Almeida e vários políticos manifestaram suas preocupações com o decreto de Bolsonaro. O governo estadual sinalizou que vai ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a redução do IPI. A realidade atual é que mais de 90% da economia do Amazonas depende da Zona Franca e não se muda uma plataforma econômica de uma hora para outra. Do vendedor de picolé aos assalariados em todos os níveis e donos de empresas de segurança ou de transporte, todos dependem da Zona Franca. Medidas contra o modelo atingem a todos.

ICHL quer voltar a ser referência

Em recente encontro com os alunos do curso de Serviço Social, a professora Iraildes Caldas, nova diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), o combativo ICHL, uma das mais atuantes unidades acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas, manifestou interesse de resgatar o protagonismo do Instituto, investindo no fortalecimento dos Centros Acadêmicos como estratégia de mobilização para definição de uma pauta de debate centrada na política e nos compromissos sociais das instituições democráticas.

Debate de dentro para fora

Durante muitos anos, o ICHL foi o principal espaço da Ufam para debates políticos, econômicos e sociais de alta categoria e resultados práticos positivos. Várias gerações passaram pelo instituto e hoje atuam com destaque em setores diversos da sociedade amazonense.

Caminhada para a Câmara Federal

As legendas partidárias correm atrás para garantir a vitória dos seus possíveis candidatos. Nesta corrida, além das estratégias do partido, vale, e muito, o capital eleitoral resultante do trabalho e de toda rede de relação que o candidato acumulou em sua trajetória. É o caso do pré-candidato Orsine Jr (PSD) que pretende pautar sua campanha para deputado federal focada no turismo, cultura e educação numa perspectiva geradora de trabalho, emprego e renda.

Indígenas se organizam

Indígenas de todo o país já bateram o martelo sobre a quantidade de candidatos que irão disputar as eleições deste ano. Ao todo, serão cerca de 30 representantes que vão disputar vagas nas Assembleias Legislativas Estaduais e na Câmara dos Deputados. O Amazonas terá sua candidata na figura da técnica em enfermagem Vanda Ortega Witoto, líder indígena pertencente ao povo Witoto. Vanda vai disputar uma vaga de deputada federal, seguindo o exemplo da roraimense Joênia Wapichana que se elegeu em 2018 e hoje tenta a reeleição.

Menos quantidade e mais qualidade

A nova estratégia dos indígenas é apostar em menos candidaturas, mas com mais chances de vitória, conforme foi decidido em Brasília, na Marcha das Tribos, que terminou na semana passada e reuniu milhares de índios no Planalto Central contra o governo Bolsonaro.

Bandeira ambiental

A defesa das florestas, o fim dos garimpos ilegais e da invasão de terras indígenas e outras bandeiras de cunho ambiental centralizam os debates entre os pré-candidatos indígenas.

Fim da emergência

Decretado ontem (17), o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) no país, a população está confundindo com o fim da pandemia de Covid-19. Não é a mesma coisa. O fim da pandemia só pode ser decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E o fim da emergência significa que todas aquelas regras – sociais, econômicas, tributárias, etc – que foram baixadas durante o auge da pandemia terão de ser revistas, revogadas, reguladas, etc. Um exemplo: compras de medicamentos sem licitação – que os prefeitos estavam fazendo a rodo – não vai mais ser possível.

Vacinação hoje

E como a pandemia não terminou, nesta semana a Prefeitura de Manaus abre 52 pontos de atendimento distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade. São 47 locais para vacinação do público de 12 anos ou mais e quatro exclusivos para crianças de 5 a 11 anos. Vale lembrar que também estão sendo oferecidas vacinas contra outras doenças infantis.

Nota oficial da Fieam

A edição extra do Diário Oficial da União de 14 de abril de 2022, em sua Seção 1, trouxe a publicação do Decreto n° 11.047, datado do mesmo dia. O referido decreto revogou, a partir de 01 de maio de 2022, o Decreto n° 10.979, de 25 de fevereiro de 2022, o qual promoverá a redução linear das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% (vinte e cinco por cento), e, concomitantemente, consolidou essa redução diretamente na nova Tabela do IPI (TIPI), promulgada pelo Decreto n° 10.923, de 30 de dezembro de 2021, uma vez que a redução restava fixada sobre a TIPI que perderá validade no final de abril.
Os produtos manufaturados no Polo Industrial de Manaus não foram excetuados da redução proposta e tiveram suas alíquotas diminuídas. A medida, objetivamente, resulta em prejuízo para o polo produtivo de Manaus, haja vista que diminui a competitividade do produto local ao aproximar o custo tributário entre a produção regional e a produção no restante do país.
Ratificamos que a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) não se posicionou e não se posiciona de forma contrária à medida que é benéfica para boa parcela da indústria nacional.
Corroboramos com a importância da gradual redução da carga tributária sobre a produção e somos favoráveis aos movimentos do governo que objetivam o fortalecimento do setor produtivo. Em novembro de 2021, a título de exemplo, o próprio governo federal promoveu corte de 10% nas alíquotas do Imposto de Importação (II) sobre 87% dos códigos tarifários que compõem a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). A Reforma Tributária também possui tendência de facilitar e diminuir o custo tributário nacional. Essas ações que fortalecem a indústria e impulsionam o segmento possuem amplo apoio da Fieam.
Esclarecemos, contudo, que o IPI é o principal elemento da cesta de incentivos fiscais que compõem o Polo Industrial de Manaus, assim, é imprescindível que a competitividade do nosso segmento produtivo seja assegurada. Em reuniões com o governo federal, apresentamos sugestões de medidas que serviriam para garantir que a redução do IPI não afetasse de maneira negativa as indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus, recebendo, inclusive, a concordância por parte do governo federal de que a solução seria trabalhada em conjunto.
A missão precípua do governo federal é reduzir as desigualdades socioeconômicas entre as regiões do país. Em uma república federativa como o Brasil, o que é benéfico para a maioria não pode ser alicerçado sobre o detrimento da minoria. A Fieam permanece à disposição para construir soluções que atendam às partes interessadas, mas, por sua própria natureza, não se furtará de, em conjunto com o governo estadual, tomar as medidas cabíveis que o caso requeira.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Tags: David AlmeidaFieamWilson LimaZona Franca
CompartilharTweetarEnviar

RelacionadoPublicações

Prefeitura de Manaus tem proposta para aumentar número de moradores no Centro da capital amazonense
Primeira Mão

Prefeitura de Manaus tem proposta para aumentar número de moradores no Centro da capital amazonense

1 de julho de 2022
Os favoritos do partido do prefeito David para chegar à Câmara Federal nas eleições de 2022
Primeira Mão

Os favoritos do partido do prefeito David para chegar à Câmara Federal nas eleições de 2022

30 de junho de 2022
Eduardo Braga diz que população vai definir sua candidatura ao governo
Primeira Mão

Eduardo Braga diz que população vai definir sua candidatura ao governo

29 de junho de 2022
Prefeita Patrícia Lopes bate de frente com os professores em Presidente Figueiredo
Primeira Mão

Prefeita Patrícia Lopes bate de frente com os professores em Presidente Figueiredo

28 de junho de 2022
Prefeito David embaralha as cartas na indicação ao vice de Wilson Lima
Primeira Mão

Prefeito David embaralha as cartas na indicação ao vice de Wilson Lima

27 de junho de 2022
Prefeitura pede atenção máxima por causa do aumento no número de casos de Covid em Manaus
Primeira Mão

Prefeitura pede atenção máxima por causa do aumento no número de casos de Covid em Manaus

26 de junho de 2022
Próximo Post
Deputado Roberto Cidade reforça o convite para participação no 2º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas

Deputado Roberto Cidade reforça o convite para participação no 2º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas

Nova empresa do grupo MRV&CO, com foco no segmento de médio padrão chega a Manaus

Nova empresa do grupo MRV&CO, com foco no segmento de médio padrão chega a Manaus

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falando de Contas - TCE - 2

PUBLICIDADE

Asfalta Manaus – Mais de 1 mil ruas renovadas
Publicidade

Asfalta Manaus – Mais de 1 mil ruas renovadas

25 de junho de 2022

DIGA NÃO À VIOÊNCIA CONTRA MULHER

Diga não a violência com a Mulher

Colunistas

Michele Lins Aracaty e Silva

A Educação Financeira e os Jovens
Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

Carlos Santiago

O famigerado Centrão
Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

Cláudio Barboza

Vamos conversar
Claúdio

Maria Ritah

Correr nas ruas públicas de Manaus, é uma arte
Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

Samuel Hanan

Proposta de Biden traz luz à preservação da Amazônia
Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

Arthur Neto

Não vou me calar!
Arthur Neto

Antônio Queiroz

Política - o poder exercido com justiça
Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

Augusto Bernardo Cecílio

O Oscar da Cidadania Fiscal no Brasil
Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

Robson Roberto

A supremacia da democracia
Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

Ademir Ramos

FOME E DESALENTO NA FILA DO OSSO IMPACTAM ELEIÇÕES 2022
Especialistas consideram que nota da Fieam apoia medida que atinge Zona Franca

O Portal ÚNICO é uma publicação jornalística da empresa P J Comunicação e Marketting, instalada em Manaus, aberto a todas as manifestações democráticas, políticas e religiosas, defensor do meio ambiente e contrário a qualquer postura racista, prática de fake news e de ações de ódio.

CEO
José Claudio Barboza
Jornalista Profissional RG/MTb 059

Whatsapp

Publicação Recentes

  • Artista de Manaus promove evento para obter recursos a fim de fazer cirurgia
  • Moradores do Cidadão Manauara 2 conversam com Arthur Neto e relembram política pioneira de habitação em Manaus
  • Elton John no Teatro Amazonas no dia 06 de julho

© 2021 Portal Único - Desenvolvido por: Solucionátika.
Política de Privacidade

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Primeira Mão
  • Colunistas
  • Sem fronteiras
  • Notícias
  • Crimes & visagens
  • VÍDEOS
  • Podcast
  • Fale com o Único

© 2021 Portal Único - Desenvolvido por: Solucionátika.
Política de Privacidade