Escolas públicas vão oferecer mais de 250 mil novas vagas para novos alunos

Rede municipal anuncia cadastro para novos alunos, reordenamento e rematrícula

Em 2022 serão atendidos 287.020 alunos na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Manaus e o governo do Estado, por meio das secretarias Municipal de Educação e de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), oferecerão em 2022, 259.714 vagas para novos alunos. Deste total, mais de 67 mil são para a rede municipal de ensino e 192 mil para a rede estadual de educação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16), pelos secretários de Educação da Semed, Pauderney Avelino; e da Seduc, Kuka Chaves.
O período de cadastro de novos alunos começou nesta já nesta quinta-feira e deve ser feito pelo site https://www.matriculas.am.gov.br/.

Na capital

Para 2022, a Prefeitura de Manaus vai oferecer 67.714 mil vagas disponíveis para alunos novos. Em 2021, a rede municipal de ensino tinha capacidade de atendimento de 263.553 e em 2022 ampliou a capacidade de atendimento para 287.020. Desse total de novas vagas, 29.090 mil são para a educação infantil e 30.476 mil para o ensino fundamental. Para Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão 7.714 mil vagas e na educação especial 434 vagas, com uma taxa de crescimento de 8,9%.

Rematrícula

O procedimento de rematrícula será feito pelas escolas de maneira automática no período de 20/12 a 7 de janeiro de 2022. Todos os estudantes que estavam matriculados no ano letivo de 2021 têm vaga garantida nas escolas em que estavam, sem necessidade da presença de pais ou responsáveis nas unidades de ensino.

Reordenamento

O reordenamento dos alunos que já são da rede pública e serão transferidos para outra unidade de ensino, porque a atual não possui a série que cursarão em 2022, acontecerá no dia 5 de janeiro e a confirmação do reordenamento será nos dias 6 e 7 de janeiro.
O encaminhamento é realizado de maneira automática pela secretaria. Os responsáveis deverão comparecer às escolas de destino levando a documentação para efetivação da matrícula, caso os pais queiram solicitar a mudança de escola, isso poderá ser feito no período de transferência comum.

Cadastro de novos alunos

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro. Assim que o sistema for liberado para a matrícula de novos alunos.
No dia 10 de janeiro para alunos com deficiência, e no dia 17 de janeiro para os demais alunos, os pais ou responsáveis precisam preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato. Após encerrar o procedimento no portal, a unidade de ensino irá reservar a vaga na escola escolhida. Os documentos deverão ser apresentados no prazo indicado no sistema para confirmação da matrícula.

Transferência

A solicitação da transferência para alunos com deficiência será nos dias 10 e 11 de janeiro. Já para os alunos do ensino regular será nos dias 12 e 13 do mesmo mês.

Tempo integral

As vagas estarão disponíveis no site, conforme o calendário de matrículas. Todos os que tiverem interesse estarão sujeitos à disponibilidade das vagas no site. Não serão trabalhados editais de maneira separada e as vagas ficarão disponíveis para o público geral.

Alunos retardatários

Para quem perdeu os prazos em todas as solicitações, poderá tentar novamente no dia 19 de janeiro e a vaga vai estar sujeita a disponibilidade na unidade escolhida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *