✔ Entidades encaminharam ofício ao governador Wilson Lima
Treze entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços do Amazonas enviaram um ofício ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) solicitando o retorno das atividades comerciais do estado, a partir do dia 30 de março para as lojas de ruas e, a partir do dia 7 de abril para os shoppings centers. O documento foi confirmado pelo presidente da Federação das Câmaras de Lojistas do Amazonas, Azury Benzion. A informação é do Site 18 Horas.
Segundo a informação o ofício é assinado pelos dirigentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Associação Comercial do Amazonas, Associação de Empresários do Vieiralves, Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas, Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, Centro da Indústria do Estado do Amazonas, Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas, Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas e Rede das Imobiliárias de Manaus.
Segundo o ofício, “as medidas tomadas pelos Decretos proferidos por Vossa Excelência irão trazer malefícios a toda a estrutura fornecedora de alimentos, comércio em geral e serviços em nossa cidade.”. Diz ainda que o Decreto nº 42.099/20, que determinou o fechamento exclusivo de bares, lanchonetes, restaurantes e afins pelo prazo de 15 dias, a contar do dia 21/03/20, “gerou uma diminuição de aproximadamente 40% da renda dessas empresas, com reflexo no pagamento dos fornecedores e empregados”.
As entidades dizem que “é importante frisar que este próprio Decreto estabeleceu distância segura entre as mesas e quantitativo de cadeiras por mesas, o que demonstra a possibilidade de atuação desses empreendimentos servindo ao público de forma geral”.