Amazonas está entre os 13 estados atingidos pela onda de calor
Orientação principal é “manter-se hidratado”
Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO
A onda de calor intenso que toma conta do país desde a semana passada e se intensifica esta semana em várias regiões, também será sentida no Amazonas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, que até emitiu alerta vermelho para 1.138 municípios brasileiros. Mas o que é esse alerta vermelho? O que ele significa?
De acordo com o Inmet, o alerta vermelho significa que a situação meteorológica é de perigo e há “grande probabilidade de ocorrência de danos e acidentes, com risco para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Ou seja, as altas temperaturas não só podem provocar acidentes como podem matar.
A primeira atitude a ser adotada em casos de alta temperatura é manter-se hidratado, orientam os médicos. A população pode sentir a pele ressecada e um desconforto nos olhos, boca e nariz.
Onda de calor
De acordo com o Inmet, as cidades que serão atingidas pela onda de calor estão espalhadas por 13 estados, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
Outras 1.138 cidades estão com alerta vermelho de “grande perigo”, quando os moradores devem sentir os efeitos do calorão por mais de cinco dias seguidos. Nesse nível, sete estados devem ser atingidos, entre eles São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rondônia. As temperaturas devem ultrapassar os 40ºC.