Energia solar muda a vida da comunidade Lago do Piranha

Amazonas Energia instala placas fotovoltaicas em cinco municípios do Estado

Zona rural de Manaus também será beneficiada

Por meio do programa “Mais Luz para a Amazônia” (MLA), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e executado no Amazonas pela concessionária Amazonas energia, a comunidade do Lago do Piranha (em Manacapuru, a uma hora de Manaus), ganhou uma nova vida a partir da instalação da energia solar.
Foram beneficiadas cerca de 400 pessoas em 78 domicílios, com energia limpa e renovável.

Pioneirismo

Por estar situada numa região remota, de difícil acesso, principalmente durante o período das cheias, a comunidade do Lago do Piranha foi pioneira no programa que, segundo o site do MME, já atendeu mais de 44 mil pessoas em todo o país. “São pessoas de baixa renda, moradores de comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, assentamentos rurais, residentes em unidades de conservação, escolas, postos de saúde e poços de água comunitários”, detalha o site governamental.

No Amazonas

No Amazonas, os painéis fotovoltaicos mudaram a rotina dos moradores, trouxeram bem-estar, economia financeira e acesso à educação e saúde. Outras áreas do Amazonas receberão o MLA nos próximos meses. “Iniciamos o programa pelo Lago do Piranha. Na segunda etapa, atenderemos 952 unidades na área rural de Manaus. Já atendemos Beruri, Canutama e estamos com obras em Tapauá e Lábrea. Até agosto, pretendemos beneficiar 4.380 pessoas com energia de boa qualidade”, sinalizou Telma Paula, fiscal dos contratos do MLA da Amazonas Energia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *