Grupo do ramo farmacêutico inicia treinamento de 100 universitários
Plano de carreiras interno permite contratação
Nesta sexta-feira (18), celebra-se o Dia do Estagiário. Para comemorar a data, o Grupo Tapajós, do ramo farmacêutico, vai iniciar o treinamento de 100 estudantes universitários, por meio de uma parceria com o Centro Universitário do Norte (Uninorte) e a Faculdade Estácio.
O programa, que começou em 2019, já contribuiu para a formação profissional de 415 finalistas do curso de Farmácia na capital. De acordo com o setor de Recursos Humanos da empresa, mais da metade (60%) foi contratada após o término da graduação.
Aprendizado e contratação
Coordenadora de desenvolvimento organizacional do Grupo Tapajós, Elaine de Sousa Araújo explica que o programa de estágios do grupo prevê um contrato de trabalho de 240 horas, cerca de dois meses. Ao fim do período, há uma avaliação com a gestão do setor que conduziu o estágio. Se houver vagas e o aluno cumprir os pré-requisitos, pode se candidatar.
“Normalmente, eles começam na empresa como operadores de caixa e, após seis meses, já podem concorrer a processos internos, visto que temos planos de carreira. Além disso, impulsionamos o aprendizado dos colaboradores com a Universidade Corporativa, uma plataforma interna de cursos e gratuita para todos”, afirma a coordenadora.
Estágios
De acordo com a lei 11.788/2008, que rege atualmente as normas dessas contratações, o estágio faz parte do projeto pedagógico dos cursos, visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, uma oportunidade crucial para os estudantes experimentarem, na prática, o que aprenderam em sala de aula, consolidando conhecimentos e desenvolvendo habilidades essenciais para a sua futura carreira.