Festas juninas pelo país e Festival Folclórico de Parintins frearam o debate político
Boa parte da bancada federal vai passar a semana no Amazonas
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Numa semana esvaziada pelos corredores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal por conta das festas juninas pelo país, a bancada do Amazonas está dividida: uma parte decidiu permanecer no Estado, trabalhando remotamente e, outra se deslocou para cumprir compromissos na agenda parlamentar em Brasília. Alguns confirmaram ao ÚNICO que irão prestigiar o Festival Folclórico de Parintins, que começa na próxima sexta-feira, 30.
Em Parintins
Quem já está na Ilha Tupinambarana é o deputado federal Saullo Vianna (União). Parintinense, o parlamentar é muito envolvido com os festejos dos bumbás na cidade e filho de um dos dirigentes mais famosos do Boi Caprichoso..
Quem também decidiu ficar no Amazonas foi o deputado federal Adail Filho (Republicanos), Sidney Leite e o senador Omar Aziz, ambos do PSD. “Esta semana vai ser tudo pelo Infolegis. Vou cumprir agenda em Manaus”, disse Sidney Leite. Ele ainda não decidiu se vai ao Festival de Parintins. Adail Filho confirmou à reportagem que vai ao Festival.
Agenda em Brasília
Os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) já estão em Brasília para compromissos parlamentares, como a CPI das Ongs, presidida por Valério, que tem sessão nesta terça-feira (27). Os dois não deverão ir ao Festival de Parintins, segundo disse à reportagem suas assessorias de imprensa.
Os deputados federais Amom Mandel (Cidadania) e Fausto Jr. (União) também já estão na capital federal. Nesta semana, Fausto Jr. participa de reuniões de comissões na Câmara e do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Transparência Pública. Ele vai para Parintins.
Na dúvida
Amom Mandel não sabe se vai prestigiar o festival. Ele disse ao ÚNICO que não aceitou a oferta do governo do Amazonas para passagem e hospedagem e, como já está em cima da hora e, por conta do alto custo das passagens, sua ida para Parintins é dúvida. “Ano passado eu fui. Eu sempre vou um ano sim e outro não”, acrescentou. Os deputados federais Átila Lins (PSD), Silas Câmara (Republicanos) e Alberto Neto (PL) não retornaram ao contato da reportagem.