Em nova portaria, governo Lula reforça ações à segurança na Amazônia

Ato do Ministério da Justiça estrutura Plano Amazônia de Segurança e Soberania

Lançado em julho, programa é dividido em quatro eixos

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – Nova portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, assinada ontem pelo ministro Flávio Dino, estrutura o Plano Amazônia de Segurança e Soberania (Amas), lançado por meio de decreto assinado pelo presidente Lula em julho deste ano.
O programa de segurança para a região vai ser dividido em quatro eixos estratégicos de atuação: governança e operações integradas entre os órgãos responsáveis pelo combate aos crimes que acontecem na Amazônia Legal; aparelhamento e modernização dos órgãos; capacitação e valorização profissional; e integração e conectividade.

Investimentos

Com investimentos previstos de R$ 2 bilhões, o Amas faz parte de um programa maior de segurança nacional, o Plano de Ação na Segurança (PAS) lançado pelo presidente Lula e o ministro Flávio Dino no início deste segundo semestre, que planeja atacar todos os tipos de crimes praticados na Amazônia Legal, do social ao ambiental.

Mais rigor

Dentro do Plano de Ação na Segurança, o governo Lula lançou, ontem (2), o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), com investimentos de R$ 900 milhões.
Estratégico e com ações de inteligência da Polícia Federal com as polícias estaduais, o programa vai reforçar o controle de segurança das áreas de portos, aeroportos, fronteiras e divisas no combate ao crime organizado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *