PRIMEIRA MÃO

Eleição define novo comando no Tribunal de Contas do Estado

Conselheira Yara Lins, do Tribunal de Contas do Amazonas (Foto: TCE/AM)

Verdades sobre a Zona Franca de Manaus que grande parte do Brasil faz questão de ignorar

Superintendente Bosco Saraiva diz que informação mostra que o projeto não tem regalias

”Espíritos” agradecem ao presidente da Câmara de Manaus

Natureza se rebela em todo o Amazonas

David Almeida se reúne com as Forças Armadas nesta terça

Governo estadual coloca agentes do Prevfogo para combater as queimadas

Hoje tem espetáculo de dança gratuito no Teatro Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Eleição do Tribunal

Nesta terça-feira (3), o Tribunal de Contas do Estado deve confirmar o nome da conselheira Yara Lins, como presidente da Corte. A eleição acontece após alguns dias de turbulências internas no TCE, quando o atual presidente Érico Desterro foi afastado do processo, em função de mudanças nos critérios a serem adotados nas eleições. A mudança aconteceu por meio dos conselheiros Luis Fabian, Josué Cláudio, Júlio Pinheiro e a própria Yara. A nova direção do tribunal deve ser: Yara Lins, presidente, Luís Fabian, vice-presidente, Mário de Mello, ouvidor e Júlio Pinheiro, Escola de Contas.

A verdade sobre a Zona Franca de Manaus

Ao contrário do que alguns inimigos da Zona Franca de Manaus dizem, o modelo não é sugador de benefícios. Veja os maiores beneficiados com renúncia fiscal: Simples Nacional, Agricultura e Agroindústria, Rendimentos Isentos e não tributáveis (IRPF), entidades sem fins lucrativos, Desenvolvimento Regional, Deduções do Rendimento Tributável e ZONA FRANCA DE MANAUS, na sétima posição. Quadro completo com os números no final da coluna.

Os números da Zona Franca

O Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, diz que a renúncia fiscal do Brasil, em função da Zona Franca, equivale a 6,25% do total, o que é muito longe do que inimigos do modelo propagam. “É necessário observar que se trata de um modelo de grande importância na geração de empregos, de tecnologias e na preservação da Floresta Amazônica”, explica.

Novos projetos

Ontem mesmo, a reunião do Conselho Administrativo da Suframa para aprovação de projetos industriais que vão se instalar na ZFM, aprovou uma pauta com R$ 850 milhões em investimentos, previsão de mais de mil empregos e 11 novos projetos industriais, confirmando que o modelo é atrativo e mantém resultados positivos. A SR Embalagens Plásticas, por exemplo, vai produzir produtos plásticos pela primeira vez em Manaus, assim como a Warabu Comércio e Fabricação de Derivados de Cacau, que quer fabricar chocolate de cacau meio amargo, contendo açaí, a partir de produtos locais.

O bom humor dos leitores do ÚNICO

Internautas que seguem o ÚNICO contam de bom humor: ”em sessão mediúnica ocorrida no sábado, no bairro Manoa, vários espíritos se manifestaram agradecendo ao vereador Caio André, presidente da Câmara Municipal de Manaus, pela reparação histórica que realiza ao nomear aprovados em concurso público datado de 2003. Vinte anos depois. Segundo contam, os espíritos apelaram a Caio para que garanta as vagas conquistadas no certame para suas próximas incursões na vida material daqui a mais vinte anos”.

A fúria da natureza em Beruri e Tefé

A fúria da crise climática continua atípica no Amazonas. Em Manaus, a alta temperatura e o fumaceiro criminoso transformaram a cidade em uma das piores do mundo em qualidade do ar. No município de Beruri, o desabamento de um barranco na comunidade do Arumã matou duas pessoas, deixou três desaparecidas e dez feridas. Em Tefé, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) apura a morte de mais de 100 botos das espécies vermelho e tucuxi que habitavam o lago no município.

David reforça ações contra a seca

O prefeito de Manaus, David Almeida, vai se reunir com as Forças Armadas nesta terça-feira (3) para buscar apoio para a distribuição de alimentos e água para as comunidades rurais e ribeirinhas da capital, afetadas pela estiagem. Pela manhã, David fala com o comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; e com o comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar), major-brigadeiro do ar, David Almeida Alcoforado. À tarde, a reunião é com o comandante do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, vice-almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo.

Combate aos incêndios

No governo estadual, a grande preocupação é o fogo. Principalmente em Iranduba, onde uma grande extensão da floresta queima há dias. Entram em ação hoje os 23 agentes do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) que vão se juntar . Esses agentes vão se juntar ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), para apagar o fogaréu.

Dança no Teatro Amazonas

Nesta terça-feira (3), às 20h, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) vai apresentar no Teatro Amazonas os espetáculos “Rios Voadores” e “Sr. Will”, tendo como convidada a companhia Giro8, de Goiânia, para dividir a cena. O espetáculo começa às 20h e a entrada é gratuita.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *