fbpx

PRIMEIRA MÃO

Eduardo Braga dá sinais de que vai propor mudanças na reforma tributária

Senador Eduardo Braga é o relator da reforma tributária no Senado Federal (Foto: Agência Senado)
Senador Eduardo Braga é o relator da reforma tributária no Senado Federal (Foto: Agência Senado)

Entidades correm atrás da liberação de emendas parlamentares no Amazonas

Deputado propõe um SOS para municípios

Prefeitos têm até amanhã para incluir escolas na lista de obras do governo federal

Instituto mostra elevação do calor em todo o Amazonas

Prefeito David comemora números do #SouManaus

Manaus vai sediar estudo de aviação de cabotagem

O desafio de Lula, na Índia, pela preservação ambiental

Fecani premia vencedores neste sábado

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Reforma tributária no Senado

Ao completar um mês de relatoria sobre o Projeto de Emenda Constitucional 45 (PEC45), o senador pelo Amazonas, Eduardo Braga (MDB) apontou que deverá mudar alguns itens já incluídos no texto que saiu da Câmara dos Deputados. Entre as possíveis mudanças, deve constar a proibição de se criar novos impostos e a definição de um teto para a carga tributária. A iniciativa privada e poder público pressionam por essas alterações.

Emendas parlamentares

A Secretaria de Fazenda do Amazonas tem segurado a liberação de emendas parlamentares, mesmo as de valor pequeno. O resultado é que muitas entidades assistenciais que dependem desses recursos para se manter em atividade, estão correndo da sala pra cozinha.

PEC do SOS aos municípios

O deputado federal amazonense Átila Lins (PSD) é mais um parlamentar a engrossar o cordão dos que apoiam, no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional que eleva em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “A PEC é a saída urgente para acabar com a queda de receitas municipais que afeta 62 unidades administrativas no Amazonas”, disse Átila ao ÚNICO.

Obras paralisadas

Termina neste domingo (10) o prazo para 53 prefeitos do Amazonas aderirem ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e retomarem obras paralisadas há anos na educação básica (creches e escolas municipais). Veja a lista da 196 obras no Amazonas aqui: https://portalunico.com/governo-lula-vai-retomar-196-obras-inacabadas-da-educacao-no-amazonas/

Fumacê das doenças respiratórias

Cortinas de fumaça castigam Manaus e muitas cidades do interior do Amazonas, aumentando os casos de doenças respiratórias nas unidades de saúde da capital. Ao que tudo indica, a tragédia vai prosseguir nos próximos dias, não sendo à toa os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que registra o Amazonas como o estado com mais focos de calor (na ordem de 47,7%) em setembro no país.

David comemora recordes

O prefeito de Manaus, David Almeida, está comemorando os recordes de audiência, participação e divulgação do Festival #SouManaus Passo a Paço 2023. Ele destacou a circulação de pelo menos 420 mil pessoas, alcance de quase 3 milhões nas redes sociais e mais de 1.358 matérias positivas, em sites e portais, rádios, jornais impressos e TVs. Segundo ele, em 2024 será maior ainda.

Cabotagem aérea

Manaus é candidata a participar de um estudo do Governo Federal que pretende autorizar que empresas aéreas estrangeiras façam voos domésticos – a chamada aviação de cabotagem. Isso porque as distâncias amazônicas favorecem os testes em longas distâncias e com grandes aeronaves. Atualmente, somente empresas brasileiras podem fazer viagens domésticas e será necessário mudar também a lei para alterar essa rota, aumentando a concorrência.

Desafios de Lula

Já em Nova Délhi para participar da Cúpula do G20, o presidente Lula vai ter a pauta ambiental como principal desafio. Isso porque o setor de combustíveis fósseis não aceita perder espaço na economia global, mas a ciência climática e governantes do mundo inteiro já defendem a transição energética para as energias renováveis.

Finalíssima do Fecani

Termina neste sábado (9), em Itacoatiara (a 270 km de Manaus), o Festival da Canção, uma disputa nacional de músicas inéditas. A premiação começa às 19h30 com shows de rock, reggae, forró e outros e será fechada com Neguinho da Beija Flor, Critical Age e David Assayag.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *