fbpx
WhatsApp Image 2022-12-03 at 10.41.07
 Livro no forno

Por: Robério Braga

Membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), advogado e ex-secretário de Cultura do Amazonas

Edições da Academia

academia-amazonense-de-letras-retoma-projeto-academia-de-portas-abertas

Andam de vento a favor as edições de livros das coleções da Academia Amazonense de Letras lançadas pela primeira vez em 1973, interrompidas por muitos anos e mais recentemente retomadas com vigor na presidência do Acadêmico José Braga, e, desde então, levadas a cabo com crescente número de publicações e festejados estudos e produções.

A atuação do Silogeu amazonense vem sendo ampliada, gradativamente, graças ao apoio cultural que a instituição tem recebido a cada ano do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura Municipal de Manaus por meio da ManausCult e em razão da destinação anual de emendas impositivas apresentadas por parlamentares estaduais e municipais, especialmente daqueles que tem compreendido a importância do bom andamento dos trabalhos acadêmicos, dos serviços que a entidade pode prestar e efetivamente presta à sociedade amazonense e do valor que representa uma Casa mais do que centenária.

As duas coleções que homenageiam a André Araújo (ex-presidente da Casa, sociólogo e desembargador) e a Violeta Branca Menescal de Vasconcellos (poeta e primeira mulher a ingressar no Silogeu), sempre conforme a temática e a linguagem da obra, têm dado vasão à produção literária dos membros da Academia, seja em conto, poesia, romance, ensaio, pesquisa histórica, dramaturgia, memorialística, filosofia e crítica literária, por exemplo, constituindo estante singular a ser utilizada por professores, estudantes. pesquisadores e por quantos tenham o hábito da leitura como prazer, busca de conhecimento e diletantismo, inclusive por meio da biblioteca virtual.

No campo mais moderno na forma de fazer publicações de qualidade, a Academia fez incluir em seu site (academiaamazonensedeletras.com/livrosdigitais/) mais de 40 títulos em forma digital, da lavra dos seus mais eminentes integrantes, conseguindo, com isso, recuperar importante acervo que se encontrava fora das prateleiras de livrarias, bancas e bibliotecas.  

Ao mesmo tempo tem havido reedições de livros em forma fac-similar com textos de personalidades já falecidas ou de obras fora de circulação há muitos anos, seja para respeitar a grafia, o estilo e a mensagem da época, seja para compatibilizar os custos editoriais com as possibilidades do sodalício.

Além disso a Academia tem propiciado aos jovens integrantes do ensino público a participação em projeto especialíssimo – Acadêmico Jovem – em razão do qual 40 estudantes puderam conviver com os titulares das cadeiras acadêmicas, participar de eventos e em breve terão uma obra coletiva lançada com o seu selo institucional, marcando a presença de cada um nesse importante programa que mobilizou a Secretaria de Estado de Educação e várias escolas de Manaus e despertou o interesse dos jovens pela entidade.   

 Nesse ponto é de justiça ressaltarmos o interesse e apoio dos antigos deputados estaduais Serafim Corrêa, Josué Neto, Ricardo Nicolau, Dermilson Chagas e Carlos Alberto e a prestimosa contribuição dos atuais parlamentares Alessandra Campelo e Dr. Gomes, do ex-vereador e atual deputado federal Amon Mendel, do ex-deputado estadual e atual deputado federal Fausto Júnior, todos concedentes de emendas parlamentares que tem permitido a continuada e eficiente atuação da Academia no campo editorial com alta qualidade de apresentação gráfica, além de eventos públicos e gratuitos.

 Tem havido, ainda, várias outras programações litero-musicais, canto coral e declamação incluídas no projeto “Academia de Portas Abertas” que se desenvolve, anualmente, no período do verão amazônico aos domingos, e de forma gratuita para a população.

 Essas ações, dinâmicas iniciativas, há dois anos estão sob a gestão do Acadêmico Aristóteles Comte de Alencar Filho que preside o sodalício com qualidade, sabedoria e elegância e tem conseguido efetivar realizações de elevado mérito, o que será mais ampliado no próximo semestre com a efetivação de concurso literário e homenagem a Maria Callas.   

Qual sua Opinião?

Confira Também

Parece moleza mas não é; trata-se de uma maneira de entrar em forma com exercícios concentrados

É uma técnica que atende desde jovens a adultos e idosos Aumenta em Manaus a busca por Pilates Alessandra LippoDa redação do ÚNICO O Pilates é um método é indicado para as pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. De iniciantes a atletas de alta performance. Também é utilizado como meio de tratamento para patologias existentes e prevenção. (Veja vídeos no final do texto) Princípios do Pilates Através dos 6 princípios que são respiração, concentração, centralização, controle, precisão, fluidez, os movimentos realizados desenvolvem vários grupos musculares, alongando, tonificando, melhorando a amplitude de movimento dos mesmos. A técnica

Leia Mais

ESQUISITICES II

Lourenço Braga, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas [email protected] Dia desses escrevi texto sobre coisas bizarras e fatos excêntricos com que somos obrigados a conviver, seja pelo pouco preparo de alguns, pelo autoritarismo de quem se julga superior aos que o cercam e àqueles com quem “é obrigado” a conviver, desrespeitando-os até mesmo na formação de filas para observância do tratamento prioritário garantido legalmente, seja, ainda, por condenáveis manifestações de esdrúxulo poder dos que retiram de eleições, com ou sem votos impressos, força que não foi nem lhes poderia ter sido atribuída Recebi retornos importantes, até alguns que demonstraram

Leia Mais

Senado recebe exposição com fotos amazônicas na segunda-feira

As belezas da região eternizadas nas fotos de Leonide Príncipe Exposição ’30 anos de Floresta – A Amazônia na fotografia de Leonide Príncipe’ fica até 5 de outubro no Senado Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – Radicado no Amazonas, o fotógrafo francês Leonide Príncipe se especializou em fotos da natureza e na biodiversidade amazônica. E sua trajetória de 30 anos eternizando as belezas naturais da região está sendo exposta em várias partes do país.A exposição “30 anos de Floresta – A Amazônia na Fotografia de Leonide Príncipe” estreia no Espaço Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal na segunda-feira (25) e fica

Leia Mais