fbpx
2 de julho de 2022
Ingrid-Mendonca-1

Coluna:

Por: Ingrid Mendonça

Ativista da Inclusão! Presidente Licenciada da Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas, Pré-Candidata a Vereadora de Manaus

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Por: Ingrid Mendonça

Em 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 03 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
A data é um marco para reflexão e tomada de atitudes na incessante luta pela Inclusão dessa classe na sociedade.

Ao longo dos tempos paradigmas vêm sendo rompidos. Historicamente passamos de pessoas excluídas e segregadas para um momento de integração, onde nos era permitido transitar em meio à sociedade, porém nenhum recurso era oferecido que garantisse nossa participação plena.
Então chegou a tão desejada era da inclusão.
Hoje temos até um Estatuto da Pessoa com Deficiência, no Brasil chamado carinhosamente de LBI ( Lei Brasileira de Inclusão, 13.146 de 2015), inaugurado como garantia do sagrado direito de viver de forma plena.

Esse direito deixou de ser meramente um desejo das pessoas com deficiência e alcançou o status de “Dever da família, do estado e da sociedade”.
Mas quem nos tem visto? Quem dá ouvidos às nossas necessidades?
Quem levanta a voz em nosso favor e vai conosco à luta?

E como sempre falo do que vivo, do que ouço, do que vejo, do que sinto,
Esse ainda é o paradigma do século. Está tudo escrito, mas é preciso viver. A ausência de atitudes coerentes faz com que tantos direitos conquistados pareçam ainda utopia. É tempo de deixar a hipocrisia, o faz de conta, e fazer acontecer.
Mas do que sessões solenes, precisamos de lideres que conheçam e defendam solenemente o nosso direito de existir.

Nosso estado precisa de representatividade efetiva, até nosso passe livre parece uma ironia ao contemplar somente transportes rodoviários, ignorando a marcante característica Amazônica: estamos cercados por rios.

Já passa da hora de nossa prefeitura cumprir o compromisso de uma secretaria da Pessoa com Deficiência. Até as Organizações da Sociedade Civil estão sem fôlego e sem fomento para estender a mão a quem tanto precisa.

Inclusão é ação!
É disso que precisamos! É para isso que este dia existe!

Ingrid Mendonça –
Psicóloga,
Ativista da Inclusão,
Vice-Presidente na Organização Nacional de Cegos do Brasil

Qual sua Opinião?

Confira Também