Desmatamento no Amazonas cai 55,2% no primeiro semestre de 2023

Dados do Sistema Deter foram divulgados nesta quinta-feira

Estado foi o que mais registrou queda no desmatamento na Amazônia, no período

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – O Amazonas ficou em primeiro lugar no ranking do Sistema Deter como o Estado da Amazônia Legal que mais registrou queda no índice e nos alertas de desmatamento no primeiro semestre deste ano:55,2%.


Os números foram divulgados na tarde desta quinta-feira (6) pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e pela Casa Civil.

Ações no Amazonas

O governo federal comemora os números e, segundo o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, isso é fruto das ações muito intensas que o Ibama e o ICMBio realizaram no Sul do Amazonas neste semestre, haja vista a alta acelerada e desproporcional que o desmatamento estava tendo no Amazonas nos últimos meses.

Queda

Embora o Mato Grosso esteja em primeiro lugar com um alto índice de desmatamento no semestre, o Ministério do Meio Ambiente destaca que, em junho deste ano, o desmatamento na Amazônia Legal caiu 41% quando comparado com igual mês de 2022. Já comparando o primeiro semestre de 2019 a 2023, a queda foi de 33,36% no desmatamento no bioma Amazônia.


Presente à coletiva, a ministra Marina Silva, destacou o esforço e a vontade política do governo Lula em enfrentar uma agenda ambiental e reforçou que os esforços da pasta ambiental é cumprir a meta de desmatamento zero em 2030.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *