PRIMEIRA MÃO

Desembargadora suspende decreto do governador Wilson Lima

Desembargadora
A desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região, acatou no domingo (29/3) pedido da União e suspendeu o decreto do governador Wilson Lima que proíbe o transporte de passageiros no Amazonas por 15 dias.
  • ✅ Transporte fluvial tem que ser retomado imediatamente

A desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região, acatou no domingo (29/3) pedido da União e suspendeu o decreto do governador Wilson Lima que proíbe o transporte de passageiros no Amazonas por 15 dias. A decisão da desembargadora derrubou a liminar da juíza federal Jaiza Fraxe que tinha decidido manter o decreto do governador. Na decisão, a desembargadora sustenta que só o Governo Federal pode decidir sobre tráfego nos portos.

  • ✅ Decreto do governo

Com o decreto, Wilson Lima pretendia conter a expansão do novo coronavírus para o interior do Estado, que tem seis casos em seis municípios com casos confirmados (Manacapuru 2; Parintins 2, com uma morte; Itacoatiara 2; Boca do Acre 1; Santo Antônio do Içá 1 e Anori 1), além do prefeito de Barcelos e do vice-prefeito de Presidente Figueiredo que testaram positivo para coronavírus.

  • ✅ Calendário eleitoral mantido

A presidente do TSE, Rosa Weber, reafirmou que o calendário eleitoral deste ano está mantido. Em nota oficial, ela afirmou que “ainda há plenas condições materiais” de cumprimento do calendário eleitoral deste ano, apesar da pandemia do novo coronavírus. “O Tribunal segue orientando suas ações no sentido do estrito cumprimento das etapas do calendário”.

  • ✅ Taxa do AM elevada

O Amazonas tem 3,3 casos para cada 100 mil habitantes, taxa maior do que de São Paulo que registra 3,1 infectados por 100 mil habitantes. O Amazonas apresenta a quinta maior taxa por habitante do País, perdendo apenas para o Distrito Federal, Acre, Ceará e Rio de Janeiro. A menor taxa é do Pará com apenas 0,2 casos por 100 mil habitantes. (Veja tabela divulgada pelo Ministério da Saúde).

  • ✅ Quantidades de UTIs

Em contrapartida, o Amazonas está entre os estados com as menores taxas de ocupação de UTIs com coronavírus. Enquanto Mato Grosso do Sul e Minas Gerais já tem ocupação de 90%, o Amazonas tem 61%, abaixo inclusive da taxa nacional que é de 78%.

  • ✅ Assembleia analisa medidas

Está marcada para terça-feira (31/3) a sessão que vai apreciar o pacote de medidas do governador Wilson Lima para reduzir os impactos da crise econômica nas finanças do Estado. O governador prevê queda de 40% na arrecadação e comprometimento do pagamento dos servidores com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

  • ✅ Carreata mantida

Mesmo com decisão da Justiça, os organizadores mantiveram a carreata pela abertura do comércio marcada para as 10h da manhã desta segunda-feira, saindo da Torquato Tapajós para a sede do Ministério Público, na Ponta Negra.

  • ✅ Vacinação contra gripe

A prefeitura retoma nesta segunda-feira, a campanha de vacinação contra gripe para idosos a partir de 60 anos. Vai atuar em duas linhas: no sistema Drive Thru, a partir das 9 horas, em estacionamentos de shoppings e nas casas de quem fez cadastro pelo site da Secretaria Municipal de Saúde.

  • ✅ Concurso do TCE

O presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello, usou as redes sociais no domingo, para confirmar a realização do concurso público com vagas para Procuradoria Geral Jurídica da Corte de Contas. Será no final desse ano ou início de 2021.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *