fbpx
transferir
A Economia da Pesca

Por: Michele Lins Aracaty e Silva

Economista, Doutora em Desenvolvimento Regional, Docente do Departamento de Economia da UFAM, ex-vice-presidente do CORECON-AM.

Desafios do Custo Amazônico

empreendedorismo

A região amazônica é única e exclusiva dada as suas peculiaridades como a fauna e flora exclusivas, sua extensão territorial e importância hidrográfica. Constitui numa região de grandes desafios logísticos e infraestruturais que contribuem para afugentar o empreendedorismo regional, adiando os investimentos bem como as oportunidades de geração de emprego e renda locais.

O empreendedorismo é apontado como uma variável relevante para a realização de mudanças, gerando oportunidades para investir recursos, competências, criação de negócios, emprego e renda que constituem fatores capazes de fornecer transformações socioeconômicas positivas para a região.

Estima-se que setenta por cento dos brasileiros sonham em empreender. No entanto, é preciso conhecer o cenário em que se irá empreender e quais variáveis poderão impactar na prosperidade do negócio.

Um dos obstáculos para o empreendedorismo no Brasil é o fator Custo Brasil, expressão utilizada para se referir ao conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas que travam o desenvolvimento do país e contribuem negativamente para o ambiente de negócios ao afastar o empreendedor estrangeiro e desestimular o empreendedor nacional.

Acerca do Custo Brasil, o empreendedorismo praticado na região amazônica enfrenta outros grandes entraves, aqui denominado de Custo Amazônico que vão deste os desafios com acesso às tecnologias (internet), energia elétrica, infraestrutura de estradas e vicinais, clima, distância, esvaziamento populacional, capital humano, transportes de pessoas e cargas, incidentes ligados ao desmatamento, falta de segurança, conflitos ambientais, políticos e econômicos.

Neste cenário tão desfavorável ao empreendedorismo nos embasamos na hipótese de que os entraves logísticos e infraestruturais desencorajam o empreendedorismo amazônico e dificultam a geração de emprego e renda regionais.

Levando-se em consideração todas as variáveis que compõem o Custo Brasil somadas ao Custo Amazônico, observa-se uma menor perspectiva de encontrar empreendedores dispostos a enfrentarem os desafios peculiares regionais. Como consequência, encontramos uma região com menor desenvolvimento socioeconômico do país e a situação se agrava se tomarmos como referência os municípios do interior da Amazônia.

Por fim, reiteramos a importância do empreendedorismo para o crescimento e desenvolvimento da Amazônia pautado na preservação e fortalecimento da economia local e regional, contribuindo para geração de emprego e renda e como proposta impulsionadora do investimento público e privado. Dessa forma, cabe a todos nós amazônidas a busca por alternativas para reduzir o peso do Custo Amazônico e destravar de vez o investimento na região.

O conteúdo deste artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do ÚNICO

Qual sua Opinião?

Confira Também

Fiscais da Receita Federal vão parar três dias na semana

Categoria faz mobilização nacional pela regulamentação salarial Operação Padrão afeta produção na Zona Franca de Manaus Solange EliasDa redação do ÚNICO Os fiscais da Receita Federal que atuam em portos e aeroportos de todo o país vão aumentar a pressão sobre o governo federal nesta semana.Na semana que terminou, eles fizeram dois dias de “apagão” – quando todos os computadores foram desligados e não houve análise de processos, arrecadação,relatórios, etc – e a partir desta segunda-feira (29), aumentam a dose para três dias. Regulamentação A informação é do vice-presidente do Sindifisco Nacional,Marcos José de Souza Neto, que explica que a

Leia Mais

Humorista alemã grava vídeo cheio de humor sobre Manaus (ver vídeo)

Lea Maria vai se apresentar nesta noite, no Teatro Manauara Ela faz parte da leva de comediantes gringos que invadiu o país No TikTok, ela acumula 2,1 milhões de seguidores, e suas publicações já foram curtidas mais de 37 milhões de vezes. Ela é Lea Maria, uma comediante alemã que desde 2021 vem chamando atenção dos internautas brasileiros com seus vídeos bem humorados e falados em português com um sotaque alemão bem pesado. Lea tem percorrido o país inteiro com seu show “Lea Maria, Alemã de cria” e finalmente chegou a Manaus, onde, neste domingo (28), se apresenta no Teatro

Leia Mais

David Almeida sanciona Plano Municipal de Cultura, hoje, na Ponta Negra

Evento terá música, teatro e malabarismo em programação multicultural Cerimônia será realizada na Casa de Praia Zezinho Corrêa O prefeito de Manaus, David Almeida, vai sancionar neste domingo (28),em uma cerimônia cultural e criativa, o Plano Municipal de Cultura (PMC), instrumento jurídico que reúne um conjunto de diretrizes, estratégias e metas que vai orientar o poder público na formulação de políticas culturais pelos próximos 10 anos. Esse plano abre portas para recursos e investimentos na área cultural, estimulando cada vez mais a economia do segmento. Multicultural A cerimônia de sanção do PMC acontecerá às 18h, na Casa de Praia Zezinho

Leia Mais