
Para onde vai o dinheiro que deveria gerar pesquisa no Amazonas
Auditores definem data para greve geral
Bandidos atacam no Campus da UFAM e depenam carro de professora
Setembro chega com a campanha mundial contra o suicidio
Wilson Lima destaca o que a Amazônia precisa, em evento nos Estados Unidos
Líderes mundiais falam em Belém sobre a Amazônia
Festival de Dança termina neste sábado com apresentação no Largo São Sebastião
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Deputados defendem garimpeiros
Primeiro foi Silas Câmara e agora surge o deputado Átila Lins na defesa de garimpeiros que operam no rio Madeira. Ambos querem que cessem ações contra os garimpeiros, que há muito tempo depredam, poluem a região, deixando um rastro de destruição por onde passam. Mas, na avaliação dos dois parlamentares, os garimpeiros possuem outro perfil: “são trabalhadores”.
Pra onde vai o dinheiro da pesquisa
Pelo volume de dinheiro que empresas do Polo Industrial de Manaus, destinam a Pesquisa e Desenvolvimento, o conhecido P&D, o Amazonas deveria ocupar um espaço de destaque nessa área. Não é o que acontece. Muito desse dinheiro sumiu em operações até hoje não investigadas. O novo diretor do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), Elias Araújo diz que, diferente das empresas que pegam dinheiro do programa de P&D e gastam nos seus próprios Institutos, o CBA vai investir nos municípios para criar maiores condições nesses locais e gerar oportunidades de desenvolvimento.
Greve de auditores na segunda
Está programada para a próxima segunda-feira (4), uma greve nacional de auditores fiscais da Receita Federal. O Amazonas tem aproximadamente 300 auditores fiscais. A paralisação atingirá diretamente empresas da Zona Franca de Manaus, na liberação de insumos fundamentais à indústria. Um dos vice-presidentes do sindicato da categoria, Eduardo Toledo, não descarta a radicalização do movimento, caso o Governo Federal não cumpra um acordo sobre reajuste salarial celebrado em 2017.
Sem pontes, entregue às baratas
Aumentam os protestos na área da BR-319 onde as pontes sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá desmoronaram há um ano e até hoje o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) não providenciou a reconstrução, apesar de já ter feito processo licitatório em julho passado. O atual transporte de balsas, usado na área, não atende às demandas de quem precisa circular na área.
A insegurança no Campus
Professores, alunos e servidores estão vivendo em total insegurança no estacionamento do Campus da Ufam. Durante a semana, uma professora quase desmaia: ao chegar no estacionamento encontrou seu carro sem os quatro pneus. Esse tipo de roubo está se tornando frequente no local. A mesma coisa tem acontecido na Marina do Davi.
Setembro Amarelo
O mês de setembro marca a campanha mundial de conscientização sobre prevenção ao suicídio, denominada Setembro Amarelo. A proposta é chamar a atenção para a importância de conversar e promover ações sobre o tema. No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia.
Agenda diferente
O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse em Washington (EUA) que a agenda da Amazônia é bem diferente daquela que pregam os países ricos. “A agenda ambiental da Amazônia é diferente da agenda do mundo porque enquanto o mundo discute metaverso, inteligência artificial e outras tecnologias, no Amazonas a gente está em busca daquelas inovações dos séculos 18 e 19: energia elétrica, internet, saneamento, o básico para que a nossa população possa sobreviver. As pessoas conhecem a floresta só pela copa das árvores e desconsideram ou desconhecem as verdadeiras raízes, que são as pessoas”, alfinetou.
Tony Blair em Belém
Em Belém, terminou a Conferência Internacional “Amazônia e Novas Economias” promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, e Ban Ki-Moon, ex-secretário geral da ONU também palestraram. Os temas mais abordados foram as alternativas econômicas para a região: bioeconomia, economia circular, mercado de carbono, economia solidária, economia regenerativa, economia da socio-biodiversidade etc.
Festival de Dança
Termina neste sábado (2), às 18h, no Largo São Sebastião, o 11º Festival Amazonas de Dança (FAD). A cerimônia de encerramento terá o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) com “TA – Sobre ser Grande” e shows dos bailarinos Ana Mendes, Marcos Vinicius, Maria Gomes. Toda a programação é gratuita.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777